Árvore: do latim arbore – Vegetal lenhoso cujo caule, chamado tronco, só se ramifica bem acima do nível do solo, ao contrário do arbusto, que exibe ramos desde junto ao solo. (Dicionário Aurélio)
Celebrando e refletindo sobre as árvores e tudo o que representam para a vida na Terra, o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, convida para uma série de eventos que comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro. Nesta data, a primavera começa no hemisfério Sul. No Brasil e em todos os países abaixo da linha do Equador o clima esquenta, as flores se abrem para a polinização e a paisagem ganha cores e harmonia que só a vida em equilíbrio propicia.
Sob o tema Arborização Urbana, haverá exposições, apresentações culturais e atividades recreativas gratuitas. O público terá acesso a informações e práticas de reflorestamento, agrofloresta, coleta seletiva e reciclagem, arte e preservação ambiental. Além disso, de 17 de agosto a 20 de setembro de 2009 está aberta a votação para a escolha da árvore símbolo de Embu das Artes. Acesse o link abaixo e vote!
Com a iniciativa, o governo municipal busca sensibilizar e conscientizar a população a respeito da importância das áreas verdes para a cidade, fazendo-a sentir-se corresponsável, capaz de adotar atitudes mais sustentáveis e em harmonia com o meio ambiente. Com mais da metade do território, 60%, em área de proteção de manancias (APM), ao adotar medidas de preservação e proteção ao meio ambiente, a população e a própria Embu das Artes só têm a ganhar.
17/8 a 20/9
Escolha a árvore símbolo de Embu das Artes, que representa suas matas e arborização. As árvores indicadas para votação são:
1) Chuva de ouro (Cássia ferruginea – W. Schrad. ex DC.)
2) Grumixama (Eugenia brasiliensis Lam.)
3) Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis Cogn.)
20/9
Percebendo as Árvores no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300, Quinhaú)
8h às 17h
• Apresentações culturais e exposição de fotografias e oficinas de manifestações artísticas sob o tema Arborização Urbana
• Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar Urbana e Orgânicos (Projeto Colhendo Sustentabilidade e Rede Sementes de Paz)
9h – Apresentação do Coral das Artes
10h –Apresentações esportivas – capoeira
11h – Oficinas Agroecologia e Literária
Dia da Árvore – Pavilhão do Parque do Lago Francisco Rizzo
9h – Abertura do Dia da Árvore
9h15 – Palestra para os Jovens das Escolas envolvidas no projeto MAquete ECO
“Áreas Verdes de Embu” ministrada pelos especialistas:
• Profº Geraldo Antonio Daher Corrêa Franco, do Instituto Florestal do Estado de São Paulo
• Profª Rosimary Reis Duarte, docente da pós-graduação da Universidade São Judas
10h10 – Debate e apresentação das maquetes feitas por estudantes da rede pública do município. Apresentação do resultado da eleição da Árvore Símbolo de Embu das Artes
11h15 – Espetáculo teatral – Cia Tearte apresenta "Parangole"