População registra 215 elogios à GCM neste ano

13/10/2015 - 0:00
População registra 215 elogios à GCM neste ano

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes recebeu neste ano 215 elogios de munícipes, que em contato com a Ouvidoria e a própria GCM, ou durante as ocorrências, fizeram questão de relatar o comprometimento e a eficiência da ação dos guardas municipais em diversas situações, como repressão ao tráfico, furtos e assaltos, prisões em flagrante, apreensão de armas de fogo, entre outras.

Outra importante interferência da Guarda é em ocorrências de violência doméstica ou contra a mulher, enquadradas na Lei Maria da Penha, como, por exemplo, num recente incidente de agressão cometido por um indivíduo que foi preso e levado à Delegacia da Mulher.

Mas não só de segurança pública vive a GCM, pois ela também está preparada para prestar os primeiros socorros em acidentes e até auxiliar mulheres grávidas em trabalho de parto.

É o caso da atuação do GCM Andrade, que no dia 27 de setembro salvou a vida de um bebê de apenas oito dias de nascimento. Andrade passava numa rua pelo bairro Jd. São Luiz quando percebeu um tumulto em frente a uma residência e imediatamente foi até o interior da casa, onde se deparou com a mãe e uma recém-nascida engasgada com leite materno.

A pequena já havia sofrido duas paradas respiratórias quando o GCM prestou os primeiros socorros e conseguiu liberar as vias respiratórias da criança, que em seguida foi encaminhada à UBS São Luiz para mais cuidados e depois ao Pronto-Socorro Central, onde foi estabilizado seu quadro clínico. O bebê passa bem.

Por causa disso, uma munícipe que participou do salvamento entrou em contato por telefone com a Ouvidoria Municipal para registrar um elogio: “Tanto eu como a mãe da criança e alguns moradores, que observaram o ocorrido, afirmamos que foi fundamental a ação de pronto atendimento do GCM Andrade, evitando o que poderia ter sido fatal, caso não houvesse a intervenção dele e da equipe técnica da saúde.”

Com 12 anos de existência, a GCM foi criada com 40 guardas e hoje conta com um efetivo de 160 GCM´s treinados e orientados a fazer guarda comunitária, atendendo a população de maneira humanizada e solidária.