Casada, dois filhos, diarista, Maria das Graças Tenório dos Santos, do Jardim Fabiana, acompanha da arquibancada o que espera vá dar um rumo à sua busca pela casa própria. Ouve atentamente o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Geraldo (Gera) Juncal Jr., que explica às cerca de mil pessoas presentes no ginásio do complexo Valdelice Prass, em 25/8, quais os procedimentos que envolvem a habitação, da delimitação de área para construção das moradias populares à sua entrega à população, da importância do diálogo com as comunidades, por meio dos conselheiros de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, titulares e suplentes, que tomaram posse.
No encontro, mulheres como Maria eram maioria nas arquibancadas do ginásio. “Graças a Deus não pago aluguel porque moro na favela, só pago luz. Se tivesse, nem sei como faria, pois o aluguel tá 300 reais um cômodo, 450 a 600, dois cômodos. No Minha Casa, Minha Vida, a prestação é como lá no Baviera, bem pouquinho. E a casa é da gente, né!”, diz Maria.
Miquelina Maris Gomes, casada, dois filhos e “uma filha na faculdade” – cursa Gestão Empresarial, Fatec , gratuita – , quer ter uma casa, mas também se preocupa com a questão da saúde, do meio ambiente e acha que o Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitacional tem muitas responsabilidades. Cita alguns exemplos, como a conscientização da população quanto à anemia falsiforme, doença do filho de 22 anos, e da hipertensão, da qual o marido desempregado, que acha que ir ao médico e tomar remédio são bobagens, sofre. Tem ainda a questão do meio ambiente, que ela exemplifica nas lixeiras quebradas por torcedores, “toda vez”, depois dos jogos no Estádio do Pacaembu, onde trabalha de diarista, e no lixo jogado nas ruas pelos próprios moradores do seu bairro.
O público que compareceu ao ginásio mostrou-se envolvido com as questões locais e, melhor, disposto a saber mais sobre o município. Recebeu do secretário Gera informações sobre a evolução da política urbana e de habitação em Embu das Artes e avanços obtidos a partir de 2001. De 2013 a 2016, prevê-se a construção de 4 mil unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias de baixa renda e recuperação ambiental; regularização fundiária de 3 mil moradias, em parceria com os governos estadual e federal; criação do conselho e fundo de desenvolvimento urbano e habitação.
Os avanços na política até 2016 incluem ainda a implementação do Plano Diretor e legislação complementar; conclusão e revisão dos planos complementares (habitação, regularização, fundiária, mobilidade e resíduos sólidos e manejo das APAs); conclusão das obras de urbanização de favelas em andamento e início das obras já contratadas (atendimento a cerca de 5 mil famílias).
Na entrega dos 224 apartamentos do Condomínio São Marcos – Baviera, na Estrada da Baviera, em 18/8, o prefeito Prefeito reafirmou o compromisso da entrega de 4 mil moradias até 2016.
Membros do conselho
Fazem parte do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, presidido por Geraldo Juncal Júnior, os conselheiros do governo municipal: titulares – Celina Lurico Nagata, Cláudio Silvestre Rodrigues Júnior, Francisco de Freitas Marques Júnior, João Honório da Silva, José Ovídio Peres Ramos, Paulo César Petronilho e Pedro Valdir Amaro Gurgel; suplentes – Fabiana de Oliveira Lima, Jefferson da Silva Siqueira, Karina Rodrigues Neves da Silva, Lilian Farah Nagato, Marcos Paulo Simões Damaceno, Patrícia Guena Trottenberg e Yu Chiu Hung.
Representam a sociedade civil: Movimento de Habitação do Município, titulares – João Batista Santana (Azul/Vila das Artes), Manoel Vicente dos Santos (Sol Nascente), Ariana Fernandes Ribeiro (Flor do Oriente) e Márcia Silva Santos; suplentes – Everaldo Batista Neves, José de Souza Santos (Jd.da Luz II), Edna Silva Santos de Andrade (Asfron) e Josildo Ferreira Barreto (Aminc).
Representam a Associação Comercial e Industrial: titular – Hillmann Albrecht (Acise) e suplente Cristiano Stein Marques (Cobrate); o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil ou Entidades Equivalentes – titular: Valdir Rodrigues da Silva (Cootracc), suplente: Carlos Gomes Batista (Sindicato dos Químicos); Entidade Civil ligada ao Desenvolvimento Urbano e Socioambiental – titular: Marina Dias Carvalho (Mulheres em Ação), suplente: Marco Antonio de Souza Martins (IES).
Participantes
O evento contou com a presença dos presidentes do Pró-habitação, João Honório da Silva, e da Câmara, Sandoval (Doda) Soares Pinheiro, e dos vereadores: João Leite, Dr. Pedro Valdir e Edvânio Mendes, além de diversas lideranças, como Cremilda Maria da Conceição, presidente da Associação Crisálida, Chico Terra (Francisco de Assis Gomes) , presidente da Associação Terra Nossa, Ricardo da Silva, presidente da Associação Flor do Oriente, e outros.