Prefeito apresenta projeto a comerciantes

04/10/2011 - 0:00
Prefeito apresenta projeto a comerciantes

São 12.500 empresas e só 1.045 com alvará de funcionamento

O prefeito Prefeito, conforme combinado com os comerciantes da cidade na reunião do dia 14/9, na Câmara Municipal, voltou, dia 28/9, àquela casa para apresentar proposta de regularização dos estabelecimentos comerciais, especialmente quanto à obtenção do alvará de funcionamento e do alvará de vigilância sanitária. “Essas propostas construídas por técnicos da prefeitura e vereadores serão transformadas em projeto de lei”, disse o prefeito.

Prefeito destacou a aprovação dos projetos que encaminhou à Câmara Municipal –  convênio para reforma de ginásio de esportes, concessão de publicidade em placas públicas e reajuste salarial a servidores municipais –, aprovados pelos vereadores naquele dia, e a sua disposição de buscar medidas para solucionar as questões relacionadas ao comércio na cidade, com 12.500 empresas abertas e apenas 1.045 funcionando com alvará definitivo.

“Todo comércio até 100 m² e que atenda exigências, como saída do estabelecimento para a via pública, não ter locais de reunião de público, não possuir produtos inflamáveis, como gás e fogos de artifício, poderão preencher declaração, desenhar a planta baixa, anexar foto, assinar e entregar à prefeitura para obter documentação”, anunciou o prefeito. Designou o secretário Milton Oliveira de Jesus, de Obras, Edificações e Orientação Urbana, para explicar aos comerciantes todos os procedimentos propostos.

Proposta para abertura de firma

O município tem hoje 12.500 empresas abertas cadastradas com Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) e só 1045 possuem alvará para funcionamento. A grande maioria tem dificuldade de providenciar a documentação para obter o alvará e cerca de 80% dos processo de abertura de firma são de atividades de grau de risco e complexidade baixa e média/baixa. Em parte desses pequenos comércios o lucro é para sustento familiar, têm área inferior a 100 m², limite para adquirir, com o novo sistema, o certificado de dispensa de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Vale lembrar que os comerciantes solicitaram na primeira reunião com o prefeito uma equipe da prefeitura para auxiliar nos procedimentos no Corpo de bombeiros. Com a nova proposta, o dono do estabelecimento só tem de informar a sua metragem e se seu comércio está dentro dos critérios exigidos e especificados no projeto municipal.

A nova proposta traz mais vantagens: a liberação de CCM e Alvará de Funcionamento de firma cai de 20 para apenas dez dias. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) será substituído pelo Certificado eletrônico de dispensa de vistoria obtido no site www.ccb.polmil.sp.gov.br. O habite-se ou alvará de Conservação do prédio será substituído por planta baixa (croqui) do prédio e foto da fachada. O comerciante fará autoavaliação das condições sanitárias para obter o Alvará de Vigilância Sanitária, com validade de 12 meses. Omitir ou transmitir dados não verdadeiros resultará em multa e até fechamento do negócio. O CCM será emitido junto com alvará de funcionamento e terá validade de 24 meses.

A Prefeitura de Embu das Artes já oferece o parcelamento de quitação de dívidas pelo Programa de Parcelamento dos Créditos Públicos, iniciado em 12 de setembro. Quem paga à vista tem desconto de 100%.