Prefeito entrega 18ª academia de ginástica pública

09/01/2015 - 0:00
Prefeito entrega 18ª academia de ginástica pública

Reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, entregou durante a primeira inauguração de 2015, em 9/1, a 18ª academia de ginástica ao ar livre da cidade, aos moradores do Jardim Dom José e região. A academia, muito aguardada pelos moradores, está instalada na rua Lorena, em frente ao Campo do Dom José, e conta com 10 equipamentos, dispostos em circuito para trabalhar membros superiores e inferiores.

Durante a cerimônia de entrega, Prefeito falou sobre a importância do equipamento e da responsabilidade de zelar pela cidade: “Minha mãe sempre dizia: Quem não é capaz de agradecer pequenas coisas, não é digno das grandes conquistas, estamos aqui celebrando a transformação desse espaço, que antes era um ponto de escuridão e abandono. Quem mora aqui sabe o quanto as coisas vêm mudando, mas é preciso cuidar para que elas permaneçam assim, essa cidade é nossa e a obrigação de cuidar dela é de todos nós”.

O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Natinha, lembrou os benefícios do novo equipamento: “Esse é um governo que pensa como um todo, antes dessa gestão essas academias não existiam. O nosso prefeito faz questão de que haja academias ao ar livre em todos os cantos da cidade, pois elas melhoram a saúde e a qualidade de vida dos munícipes, fazendo com que eles sintam menos dores e tenham suas energias renovadas, o que, consequentemente, reduz os custos na área de saúde”.

O novo presidente da Câmara Municipal, o vereador Ney Santos, falou sobre a evolução da cidade e propôs uma reflexão aos participantes: “Qual cidade está como Embu das Artes? Hoje, nossa cidade é uma das que mais cresce no Estado de São Paulo. Basta que olhemos ao nosso redor pra ver quantas coisas estão acontecendo, vemos obras pelos quatro cantos da cidade. Não é porque está na reta final do seu mandato que o prefeito está se acomodando, o que vemos são cada vez mais obras”.

Muitos dos moradores que utilizam o Campo do Dom José para se exercitar fizeram questão de acompanhar a inauguração, esse é o caso de Alvina França da Luz (68), que há mais de 10 anos pratica caminhada: “Eu e meu marido fazemos caminhada juntos. Hoje vim um pouco mais tarde, pois queria acompanhar a inauguração da academia, eu já conheço os equipamentos e adoro, agora com uma dessas pertinho de casa, vou me exercitar ainda mais. Depois que comecei a caminhar minha vida mudou, controlei a diabetes, a pressão arterial e o colesterol, sem contar a disposição para fazer os serviços diários, me sinto muito mais motivada. Até comecei a fazer cocadas e vender na rua, pode perguntar, todos me conhecem por aqui”.

A moradora Claire Krampe (58) também não escondeu a empolgação: “Eu cobrava muito essa academia do prefeito, pois sei dos efeitos que o uso contínuo dela proporciona, vai ser muito bom para todos, principalmente para a terceira idade. Eu mesma, depois que comecei a me exercitar, parei de sentir dores nas pernas. Comecei com 15 minutos e hoje já consigo caminhar mais de 1 hora. Mas, é importante manter a freqüência, vir só uma vez não vale”.

Para Elizabeth Silva, moradora do Jardim Novo Campo Limpo, a academia valoriza o espaço: “Eu faço caminhada de segunda a sábado, há 4 anos. Quando não consigo vir de manhã, venho à noite, o campo é iluminado e nunca tive problemas em relação a segurança.  A academia é um incentivo a mais para os moradores se exercitarem, muitos não têm dinheiro para pagar uma academia e aqui é possível fazer os exercícios de graça, sem falar na valorização do bairro,  quem não gosta de ver o próprio bairro melhorando?”.

Durante a inauguração houve sorteio de seis tênis doados por um comerciante. Também estiveram presentes na inauguração os vereadores João Leite, Dra. Bete, Clidão do Táxi e Carlinhos do Embu, o chefe de gabinete Clóvis Cabral, os secretários Silvino Bomfim (Esportes e Lazer), Paulo Giannini (Governo), Paulo Vicente (Educação), Alan Leão (Cultura), Francisco Carlos Pereira (Trânsito e Transporte) e Nelson Pedroso (Obras) e diversas lideranças comunitárias.

Confira aqui as próximas inaugurações.