O Sebrae-SP anunciou os vencedores da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de 2015/2016. O prefeito Prefeito é o segundo colocado no Estado de São Paulo, na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.
No total, foram 423 projetos inscritos de 301 prefeituras (cada uma pôde se inscrever com dois projetos, um em cada categoria) do Estado de São Paulo, sendo que 346 projetos foram habilitados de 257 prefeituras. Eles concorreram em oito categorias diferentes. Na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, Embu das Artes concorreu com os municípios de Socorro (1º colocado) e São Manuel (3º colocado).
Com o título Vigilância Sanitária em Boas Práticas de Procedimento, o projeto da Prefeitura de Embu das Artes, via Vigilância em Saúde, foi desenvolvido com objetivo de orientar e qualificar através da capacitação nas áreas de fabricação, manipulação, armazenamento, comércio e consumo de produtos de interesse à saúde para os pequenos negócios locais, promovendo a prevenção, proteção e promoção da saúde da população, aumentando a oferta de produtos seguros através da implantação das Boas Praticas de Fabricação (BPF) pelos estabelecimentos presentes no município, como alimentação, salões de beleza e estética, farmácias, academias, consultórios odontológicos em atividade no município. O trabalho também visa aperfeiçoar o controle social sobre a qualidade dos produtos comercializados.
“Sempre digo que governar só faz sentido se for para transformar a vida das pessoas. Justamente o objetivo desse projeto da nossa Vigilância Sanitária que trabalha para melhorar o negócio de pequenos empreendedores da nossa cidade e a qualidade dos seus produtos e serviços vendidos à população. Estou muito feliz com mais esse reconhecimento por todo trabalho desenvolvido por minha equipe à frente da Prefeitura de Embu das Artes”, afirma o prefeito Prefeito.
Panorama na cidade
Apesar da crise econômica mundial, que também atingiu o país, os empresários continuam a procurar o município em busca de áreas para seus empreendimentos e os próprios moradores buscam novas oportunidades de emprego e renda. A partir da assessoria feita pelo SEBRAE, a cidade já conta com 2.701 Microempreendedores Individuais (MEIS).
Segundo dados do Cadastro Geral da Prefeitura o número de empresas cadastradas e localizadas no município também cresceu: passou de 14.953 em 2008, para 19.443 empresas em 2014, nas áreas de serviço, comércio, construção civil, logística, indústria, entidade religiosa, entidade de classe e sindical. Tradicionalmente, a principal dificuldade do município tem sido a falta de mão de obra qualificada.
Metas alcançadas
Em prática desde 2013, o projeto capacitou 374 empresários e promoveu a redução do número de reclamações pelo sistema disque Denúncia/Serviços (0800-77-30005): em 2011, foram recebidas 171, em 2013, foram 149 denúncias contra 40 em 2015. Também houve melhora do desempenho da atividade verificada nas inspeções sanitárias.
Cronograma de atividades
Após planejamento, com levantamento dos estabelecimentos existentes no município e priorização através das queixas e reclamações da população, a equipe da Vigilância elaborou cartilha com noções de Boas Práticas de Fabricação, convidou os estabelecimentos para participação das palestras, apresentou projeto à sociedade e iniciou as atividades de capacitação. Em 2016 até 2018, Serão realizadas capacitações com projeção de capacitar 60% dos estabelecimentos da cidade.
Cidade premiada
A gestão do prefeito Prefeito já rendeu importantes prêmios à cidade. O prefeito recebeu em 2014, pelo terceiro biênio consecutivo o prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae Nacional – destinado a projetos que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora.
Prefeito Amigo da Criança 2012 – Categoria Plena (Fundação Abrinq) e Municípios que Fazem Render Mais 2012 – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Fundação Getúlio Vargas – FGV. Em 2015, recebeu o certificado “Melhores Cidades” da Revista Isto É, por estar entre as 1000 Melhores Cidades do Brasil, conforme ranking da Revista Isto É e Austin Rating, agência classificadora.
Todos os prêmios foram inscritos pela Secretaria de Comunicação Social.