O prefeito Prefeito abriu as portas do seu gabinete no dia 26/6, para conversa com membros da comissão de servidores, com o presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Embu das Artes, Sebastião Caetano da Paixão, e Adamor de Souza Uchôa, do Sindicato dos Professores de Escolas Municipais (Siproem). Os assuntos em pauta foram os planos de saúde e odontológico, itens da cesta básica, revisão dos planos de carreira e reajuste anual. Além do prefeito, estavam presentes os secretários dr. Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa), Sandra Magali Fihlie (Saúde) e Paulo Vicente (Educação).
“Criamos uma dinâmica de decisão coletiva que deve servir de modelo para muitas prefeituras, com representantes de diversas secretarias, vários segmentos. Acho que isso é bastante inovador e isso não deve ser abandonado, seja quem estiver no comando nos próximos anos”, falou o prefeito Prefeito. Ele afirmou que o compromisso do seu governo é na prática, sempre com muita responsabilidade e pé no chão.
O secretário de Gestão de Pessoas, Dr.Marcos Rosatti, fez questão de lembrar à todos que em setembro de 2014 houve o pagamento integral da reposição salarial de 6,51%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e também da reclassificação dos cargos de telefonista, sepultador, eletricista e oficial de manutenção, que tiveram um aumento real de 15% em janeiro deste ano.
Algumas categorias, como os agentes municipais, motoristas, assistentes administrativos e a Guarda Civil Municipal (GCM), já estão recebendo esse aumento real, porém dividido em três vezes (janeiro de 2015, 2016 e 2017). As Profissionais de Desenvolvimento Infantil (PDI´s) já estão no processo de enquadramento desde a implantação da Lei Complementar 227/2013, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério no município.
Após receber as propostas do grupo, o prefeito falou sobre as dificuldades em se lidar com a folha de pagamento de um órgão público: “Sabemos de cidades na nossa região que não conseguem dar nem o reajuste sobre o IPCA, quanto mais enquadrar num plano de cargos e carreiras. A folha cresce sem você dar um centavo de aumento para ninguém, pois temos as férias, 13º salários dentre outros custos”.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Sebastião Caetano da Paixão, a conversa com o governo é salutar: “É bom saber que a prefeitura está investindo nos seus servidores e que sempre abre espaço para o diálogo, para que decidamos juntos, falou.
Uma nova reunião já foi agendada para o dia 11/8, após a assembléia do sindicato dos professores (Siproem) em 1/8, de onde serão tiradas novas propostas para a categoria.