Prefeito inova na participação popular e lança o OP Digital

06/08/2013 - 0:00
Prefeito inova na participação popular e lança o OP Digital

Depois da rodada informativa, o OP 2013 inicia as “plenárias propositivas” com uma novidade: o “Orçamento Participativo Digital”. Com essa nova ferramenta, o Governo da Cidade de Embu das Artes irá trabalhar para ampliar e garantir um maior número de moradores para participar da gestão municipal.

O anúncio foi feito na tarde do dia 3/8, no ginásio do Jd. Casa Branca, na plenária com moradores da unidade administativa 10 (Jd. Casa Branca, Independência, Vitória, Fabiana, Júlia e Marina), região que possui 19.443 habitantes.

Na ocasião, cada munícipe indicou, por voto, quais as maiores necessidades que desejam ser inseridas no “orçamento do município” do próximo ano: uma escolha para seu bairro e outra para a cidade.

Em seu discurso, o prefeito Prefeito anunciou o “OP Digital” e explicou como funciona. Os munícipes também poderão votar pela internet em uma demanda para seu bairro e outra para a cidade. Basta informar nome, CPF, endereço e CEP. O período vai de 5/8 até 21/9.

Os interessados em votar poderão acessar o OP Digital pelo site da Prefeitura, em Especiais, ou pelo link: http://embuonline.giap.com.br/portal/f?p=1030:LOGIN_DESKTOP:5384675212086

Estes votos via web serão somados àqueles que forem registrados presencialmente nas plenárias de cada região. O total dos votos presenciais mais os digitais definirá as três maiores prioridades (não poderão ser no mesmo bairro), que deverão passar por avaliação técnica, jurídica e financeira.

“O desafio está lançado, convoquem seus vizinhos, parentes e acionem as pessoas para escolher o que é mais importante para sua comunidade”, conclamou Prefeito.

Chico ainda fez uma projeção do IPTU recolhido na região em 2012. R$ 1.698.115,83 deveriam ser recolhidos. Destes, R$ 1.157.474,18 pagaram e R$ 540.641,65 ficaram inadimplentes.

“Apesar destes valores, só nesse primeiro semestre já foram investidos na região R$ 5.587.227,60. E isso só foi possível porque fomos atrás dos recursos dos governos Federal e Estadual”, destacou o prefeito.

Para a maioria dos moradores presentes, a preferência, por enquanto, é a criação de um complexo esportivo.

“Precisamos tirar os garotos das ruas e levá-los para o convívio social”, afirmou o morador e representante do OP, Valdir Pereira.

Já Aelus Alves, o Tuca, além de retirar os jovens de uma situação de vulnerabilidade social, é necessário integrar os pais nesse projeto. Para Natanael Lima, o Nata, a ideia irá beneficiar a comunidade como um todo.

Autoridades presentes

Vice-Prefeito Natinha

Secretários: Edson Bezerra e Paulo Vicente dos Reis (Coord. de Assuntos Estratégicos), Francisco Carlos – Cal (Transporte), Nelson Pedroso (Serviços Urbanos), Cristina Santos (Comunicação), Norma Abdo (Jurídico), João Honório (Pró-Habitação), Fernando Amâncio (Finanças), Maira Monteiro (Obras)

Adjuntos: Alda Rebelo (Educação), Sidney de Moura (Serviços Urbanos), Andre Maestri (Esporte), José Ovídio (Meio Ambiente e Des. Urbano), Paulo Petronilio (Governo), Roberta Santos (Assistência), Angelo Grennfell (Turismo), Alda Rebelo (Educação), Debora Kawamura (Administração)

Vereadores: Doda (presidente), João Leite, Edvânio Mendes, Dra. Bete e Jabá do Depósito
Comandante da GCM Dirceu Alves.

Plenária da região 8 será transferida

Por falta de quórum, a plenária da região 8 (Jd. Santa Emília, Irene, Novo Campo Limpo, Presidente Kennedy e Paranapanema) que ocorreria mesmo dia, às 18h, na E.M. Prof. Paulo Freire, será transferida para uma nova data a ser definida.