Prefeito participa de cerimônia de condecoração de PMs

06/07/2010 - 0:00
Prefeito participa de cerimônia de condecoração de PMs

A convite do comando da Polícia Militar, o prefeito Prefeito participou da cerimônia de entrega das láureas de mérito pessoal na segunda-feira, 5/7, no Centro de Convenções Almenat. A condecoração, conhecida como PMzito, tem por objetivo homenagear e reconhecer os serviços prestados pelos policiais militares, por méritos pessoais, sendo uma forma de integrar a tropa, em todos os níveis, e elevar o moral do grupo.

Em sua fala, Prefeito ressalta que é preciso ampliar o conceito que se tem de segurança pública, pois este não se limita ao papel dos policiais no combate à criminalidade, mas se estende à função dos governos, seja municipal, estadual ou federal, em proporcionar melhores condições de educação, saúde, condições das vias e iluminação públicas. Essas ações podem evitar que um jovem ou adulto pratique algum crime.

Esses elementos estão sendo contemplados no planejamento de segurança realizado no município em que o prefeito se reúne mensalmente com comandante da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para mapear os locais de maior incidência de ocorrências e verificar quais as ações a serem tomadas pelo município. E isso consiste em desde melhora na iluminação pública até construção de áreas de lazer ou escolas.

O prefeito disse ainda que colocou à disposição um terreno de cinco mil metros quadrados, que fica, mais ou menos, no centro geográfico do município e ao lado do Parque da Várzea do Embu-Mirim, para a construção do prédio do 36º Batalhão da Polícia Militar, que hoje é alugado e sem instalações adequadas. O local é estratégico, pois além de facilitar o acesso ao município todo, será possível, futuramente, a utilização da infra-estrutura do parque para a realização de treinamentos.

As famílias dos policiais foram lembradas e homenageadas durante o evento. O major Adilson Paes de Sousa, comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, disse que é fundamental o apoio dado pela família, pois é ela que dará o apoio, conforto e motivação que os policiais precisam. “Ao olhar para os membros da nossa família, olhamos também para os membros da nossa comunidade”, ressalta o major.

Esse também foi o tema central da fala do coronel Wagner César Gomes Tavares Pinto, comandante da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), quando diz: “antes de cometer qualquer ato que ferirá a ética, o profissionalismo, pense na sua família, nos seus pais, nos seus filhos, na honra de sua família, no nome que lhe foi dado”. Fazendo uma referência aos poucos policiais que têm atitudes que, segundo o coronel, “envergonham a corporação e a Polícia Militar”. Apontou ainda que os índices de criminalidade da RMSP vêm caindo e, hoje, estão melhores que os da capital.

Tags: