Prefeito Prefeito promove integração e respeito através do esporte

28/03/2014 - 0:00
Prefeito Prefeito promove integração e respeito através do esporte

A Prefeitura de Embu das Artes entregou este mês o segundo campo de grama sintética da cidade, no Jardim Pinheirinho. Outro equipamento semelhante já havia sido entregue à população em agosto passado, no Jardim Santo Eduardo.

Os espaços construídos em parceria com a iniciativa privada ultrapassam as barreiras do esporte e tornam-se ferramentas cruciais no exercício da cidadania. Segundo o professor do programa Esporte Cidadão, da Secretaria de Esporte e Lazer, Kleber Rodrigues, as quadras são ferramentas de integração: “Aqui a comunidade interage, amplia a convivência e aprende a se respeitar.

A quadra da Rua Maringá, no Jardim Santo Eduardo, está inserida em uma área de 7.300m²,  na praça Alexandre Baptista de Oliveira, antes lembrada pelo abandono e que, hoje, é referência quando o assunto é revitalização de áreas públicas. Semanalmente, cerca de 200 meninos do programa Esporte Cidadão, passam pelo local, além dos moradores que utilizam a quadra em horários alternativos, frequentam a academia pública de ginástica e a pista de skate, fixadas no mesmo espaço.

Para Vitor Souza, aluno do Esporte Cidadão, o espaço representa a oportunidade de realizar um sonho: “Eu quero ser jogador de futebol quando eu crescer, para ajudar a minha família. Eu vejo futebol na TV e fico com vontade de jogar, eu adoro, até já ganhei um troféu”.

No Jardim Pinheirinho a história não é diferente. A quadra antes de areia recebeu grama sintética, iluminação e alambrado e, foi reinaugurada, este mês, pelo prefeito Prefeito. O local também ganhou projeto paisagístico e parquinho infantil.

Nos dois espaços as aulas de futebol society, do projeto Esporte Cidadão, são ministradas às terças e quintas-feiras, em horários que vão das 8 às 17h. No Jardim Santo Eduardo também acontecem aulas de tênis de quadra, skate e caminhada monitorada, durante a semana. Após esses horários e aos finais de semana, os campos são destinados a projetos da comunidade e ao uso livre da população.

Moradores aprovam a revitalização do espaço:

Alegre, descontraído, tranquilo e organizado. Esse é o clima entres os usuários da quadra de grama sintética do Jd. Santo Eduardo e da 12ª academia pública de ginástica do município, parte do projeto de revitalização da Praça Alexandre Baptista de Oliveira, realizado pela Prefeitura de Embu das Artes.

Diego Fernandes, 25 anos, alinhador, joga futebol de duas a três vezes por semana no local e afirmou que o espaço facilitou sua vida: “É um incentivo à pratica esportiva termos um campo bom, organizado e perto de casa”.

Já o mecânico Ricardo Inácio, de 32 anos, revelou que só retomou à atividade por causa da implantação da quadra: “Eu era sedentário, mas agora jogo bola todas quintas-feiras”.

“Por causa do esporte, os garotos estão aprendendo a ter mais disciplina e respeito ao próximo”, disse Joel Sales dos Santos, 40, morador do bairro desde sempre. Ele lembra que o lugar era abandonado, mas a revitalização levantou a autoestima da comunidade.

Proprietária de um bar em frente à praça, Maria do Rosário da Silva, 55 anos, falou que o projeto transformou o comportamento dos moradores: “Eles gostam muito desse campo e o tempo que passam jogando tem estimulado um convívio social saudável”, contou. Sobre a academia pública de ginástica, inaugurada junto com a quadra, Maria respondeu que os equipamentos incentivam as mulheres a praticar exercícios físicos.

A jovem Paloma Aparecida da Silva, 24, técnica se suporte, acredita que o empreendimento chegou num bom momento, atraindo as pessoas para encontros e bate-papos na praça: “A gente brincava na rua, mas agora as crianças, meus primos e sobrinhos têm um lugar para ficar à vontade”. Paloma participa do futebol feminino às quartas-feiras.

“Deu uma animada na galera”, confirmou o assistente financeiro Leonardo Vaz de Freitas, 30, o Leozão do Sem Querer F.C. “O começo foi um estouro, pois além de integrar os moradores, o comércio local, os imóveis e o bairro ficaram mais valorizados”.

Fazendo exercícios na academia pública, a doméstica Fátima Pereira Barbosa, de 37 anos, disse que vem duas vezes por semana ao local e se sente mais disposta fisicamente: “O astral agora aqui é outro, homens e mulheres passeiam e os equipamentos de ginástica estão sendo muito utilizados”.

Sua amiga, Aparecida Sena, 52, aposentada, declarou: “Me sentia cansada e desanimada, mas graças aos conselhos da minha parceira, sou outra pessoa depois que passei a caminhar e me exercitar nos aparelhos”.

O administrador do campo no período noturno, Eduardo Gomes, 29 anos, recordou como o lugar era diferente antes da reforma, ocioso e sem perspectiva, mas que agora se transformou: ”Tudo corre bem aqui, os frequentadores colaboram para manter ordem e tranquilidade, e além disso, o Projeto Esporte Cidadão tem exercido um papel fundamental na educação das crianças”.