O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, recebeu em seu gabinete os membros da diretoria da Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais da Região Sudoeste (AVERSUD). O intuito da reunião foi solicitar o apoio dos vereadores no projeto Parque da Cidade e, principalmente, na luta para a instalação da Universidade Federal na região – que seria no mesmo terreno onde será construído o parque.
Ao lado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal, Prefeito reiterou a importância de uma instituição de ensino superior no local. “Essa universidade não é para Embu, mas para nossa região” – disse o prefeito. Segundo ele, é importante que os vereadores do eixo Conisud estejam articulados quanto ao projeto e que abracem a causa, pois isso será levado em conta pelo Governo Federal na hora de escolher o local onde será construída a universidade. O secretário de Desenvolvimento Urbano fez a apresentação do projeto do Parque da Cidade – que já possui 30 milhões de reais assegurados do Governo Federal – e da possível Universidade Federal.
Os vereadores da AVERSUD fizeram muitos elogios ao projeto e ao esforço de Prefeito na causa e disseram que vão contribuir no que for necessário. O presidente da associação, Wagner Eckstein, se comprometeu em mobilizar os vereadores para aderir ao movimento. Todos os prefeitos integrantes do Conisud concordam que a universidade seja em Embu das Artes por estar em uma região de fácil acesso, próxima ao Rodoanel e das rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt.
Reunião com ministros no dia 26 de fevereiro
Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Educação foi autorizado a construir uma Universidade Federal na região leste e outra na região sul ou sudoeste de São Paulo. No momento, Embu das Artes e Santo Amaro, bairro da zona sul de São Paulo, disputam a universidade.
Para mostrar como é importante para o desenvolvimento da região sudoeste a vinda de uma instituição de ensino desse porte, a comissão Pró-Universidade Federal da Região Sudoeste da Grande São Paulo, que tem como coordenador o prefeito Prefeito, está organizando um encontro no dia 26 de fevereiro, às 10 horas, no Hotel Rancho Silvestre, para apresentar o projeto da universidade. Na ocasião, estarão presentes representantes dos Ministérios do Esporte, Educação, Relações Institucionais e Turismo. A comissão é formada por lideranças políticas, religiosas e sociais da região, além dos municípios do Vale do Ribeira.
De acordo com Prefeito, juntar todos os prefeitos, vereadores e associações de classes da região Sudoeste é importante para mostrar a vontade e a necessidade que a região tem de uma Universidade Federal, pois além de ensino de qualidade, ela também trará desenvolvimento.