O sociólogo Francisco Nascimento de Brito, Prefeito, é o novo prefeito de Embu das Artes, após oito anos de gestão de Prefeito. No dia 1º de janeiro, a cerimônia de posse do prefeito e seu vice Nataniel da Silva Carvalho (Natinha) e dos 13 vereadores eleitos em outubro de 2008 foi realizada em Sessão Solene da Câmara Municipal transferida para a sede da Prefeitura, que recebeu um público estimado em cerca de 2 mil pessoas. Pela manhã, 11 padres do município celebraram coletivamente uma missa de ação de graças, abençoando todos os presentes e a sede do governo.
Pela primeira vez, na transmissão do cargo o prefeito eleito recebeu a chave da cidade do seu antecessor. Para Prefeito, a chave simbolicamente significa que “o povo de Embu definiu que o projeto de cidade deveria ter continuidade”. E, nesse sentido, o eleitorado agiu como que afirmando: “‘Nós queremos mais, não do passado, mas do presente construído pelo prefeito Prefeito’”. Ainda segundo Prefeito, ele aprendeu muito com o ex-prefeito, destacando dois ensinamentos: a determinação de fazer para a população sempre o melhor, e que o interesse público tem que estar acima de qualquer outro interesse.
O prefeito declarou que conduzirá seu governo através de cinco diretrizes: Modernização Administrativa, Inclusão Social, Cidade Bonita, Organizada e Segura, Desenvolvimento Econômico e Gestão Participativa. “Nós vamos radicalizar na implantação da democracia participativa, criando o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão e os conselhos nas comunidades”, afirmou Prefeito.
Por sua vez, Prefeito lembrou o quadro alarmante vivido pelo município quando assumiu a prefeitura em 2001, citando como exemplo que toda a frota era alugada e que a prefeitura não tinha crédito nem para publicar os atos oficiais. Reafirmando que mesmo tendo promovido grandes avanços, não foi possível fazer tudo o que a cidade precisava, Prefeito observou que “hoje a história de Embu é outra”. Segundo ele, o prefeito Prefeito tem disponível um saldo em conta corrente de R$ 32,9 milhões.
Conquistas
Os números positivos animam ainda mais Prefeito, que elencou alguns pontos do seu programa de governo, entre eles o fornecimento de uniforme, além do kit escolar, a implantação de um laboratório de análises clínicas e do Banco do Povo Municipal.
O prefeito apresentou o novo secretariado (veja quadro dos secretários) e afirmou que mesmo com todo empenho e responsabilidade que ele e sua equipe estão imbuídos para implementar o programa de governo “não será fácil, pois sucedemos o melhor prefeito que Embu já teve”, e concluiu: “Se o segundo mandato foi melhor do que o primeiro, o ‘terceiro’ será ainda melhor porque o povo de Embu merece e precisa. E as conquistas vão continuar”.
O bom desempenho do governo municipal na gestão 2001-2008 está refletido em recente pesquisa. De acordo com o levantamento, o prefeito Prefeito encerrou seu segundo mandato com 75% de aprovação por parte da população. Além disso, seu sucessor Prefeito foi eleito com a mais expressiva votação da história de Embu, 72.723 votos, cerca de 60% dos votos válidos.
A expectativa com relação ao novo governo e a avaliação da gestão que termina foram comentadas por alguns moradores que acompanharam a solenidade. “Não posso reclamar em nada do prefeito Prefeito. Moro desde 62 no [bairro] Vista Alegre e lá mudou muito. Espero que o prefeito Prefeito continue”, falou a senhora Kimie Ueda (dona Teresinha), 71 anos e cinco filhos. A administração anterior “foi boa. Tem um córrego perto da minha casa e estão canalizando. O prefeito Prefeito mudou a cara do Embu”, avaliou Jadiel José de Melo ao lado da esposa e dos filhos, morador do Parque Luiza há seis anos.
De forma inédita, a Mesa Diretora da Câmara de Embu para os próximos dois anos foi definida com 40 dias de antecedência da eleição realizada na Sessão Solene em que foram empossados os representantes do Executivo e do Legislativo Municipal no dia 1°. Logo após dar posse aos eleitos, a vereadora mais votada do município, Elizabete Alves Carvalho, conduziu os trabalhos de instalação da Mesa Diretora para o biênio 2009-2010. Em votação aberta e direta, como estabelece a Lei Orgânica do Município desde 2006, os vereadores elegeram a direção do Legislativo, composta em chapa única, com 12 votos a favor e um em branco, do vereador José Carlos Proença. A composição da Mesa Diretora é a seguinte: presidente Silvino Bonfim de Oliveira, vice-presidente Gilvan Antonio de França, 1º secretário Luiz Carlos Calderoni e 2ª secretária Elizabete Alves Carvalho.
Confira os vereadores empossados para o mandato 2009-2012 por bancada:
PT
Aparecido Pereira Dias (Didi)
João Bernardino Leite
Maria Cleuza Gomes (Ná)
Silvino Bonfim de Oliveira Filho (Profº Silvino)
PDT
Carlos Pires de Lima
Elizabete Alves Carvalho (Drª. Bete)
PMDB
Luiz Carlos Calderoni (Luiz do Depósito)
Milton Arenzon (do Rancho)
PSDB
Arthur Almeida
José Carlos Ferreira de Proença
PPS
Gilvan Antonio de França (Gilvan da Saúde)
PTB
Júlio César Campanha
PSB
Edgardo José Cabral (Pastor Edgardo)
Culto evangélico homenageia Prefeito e vereadores