No dia 4 de fevereiro, a Câmara Municipal realizou sua primeira sessão. Convidados, o prefeito Prefeito e o vice Natinha participaram. Foi a primeira vez na história do Legislativo Municipal que os representantes do Poder Executivo prestigiaram a abertura dos trabalhos.
Na ocasião, o prefeito Prefeito informou que nos próximos dias enviaria à Câmara alguns projetos de lei. Um deles trata da Reforma Administrativa, em que o governo municipal propõe a criação das secretarias de Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Urbano (que substitui a pasta de Planejamento) e de Assistência Social, desvinculada da Secretaria de Cidadania, além de instituir a Controladoria Geral do Município e a Ouvidoria Municipal, para acompanhar as ações do governo internamente e atender demandas da população junto à Prefeitura.
Diversas obras estão previstas para 2009. O projeto de construção da rodoviária de Embu, encaminhado pelo ex-prefeito Prefeito, recebeu recursos do governo federal, que considerou a área pequena. Para comportar um terminal rodoviário intermunicipal e interestadual, uma área de 20 mil m² foi decretada de utilidade pública pelo prefeito Prefeito, próxima à saída 282 da Régis Bittencourt. “A partir de fevereiro faremos a licitação para concorrência pública para a construção de 12 portais, da creche do Jardim Santo Eduardo e o recapeamento de algumas avenidas da cidade num montante de R$ 30 milhões, para que essas obras tenham início já no segundo semestre”, declarou.
Prefeito adiantou ainda que estaria em Brasília de 9 a 11/2, para buscar mais recursos para o município. “A ministra Dilma Roussef já confirmou que Embu vai receber os recursos do PAC e eu vou pedir mais recursos para Embu melhorar ainda mais a sua infra-estrutura”, detalhou o prefeito que acompanhado do vice tem encontros agendados com ministros e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Salientando a importância da Câmara para o regime democrático, o prefeito afirmou ainda que fará com que a relação do Executivo com o Legislativo Municipal seja a mais produtiva possível. “Evitarei ao máximo enviar projetos em regime de urgência para que os vereadores tenham tempo de analisar e debater, percorrendo o trâmite regulamentar para contribuírem na elaboração dos projetos”, afirmou Prefeito dirigindo-se aos vereadores.
Ex-presidente da Câmara, o vice-prefeito Natinha observou que o Executivo tem estabelecido uma parceria de muito respeito com o Legislativo. “Essa Casa é a ressonância da população, um lugar de debate onde se constróem as saídas para os vários problemas da cidade”, destacou.
A sessão inaugural da legislatura 2009-2012 teve a participação dos 13 vereadores. O líder do Governo escolhido pelo conjunto de vereadores foi Carlos Pires. Ele terá o papel de intermediar a relação entre os dois poderes municipais, trazer projetos, dialogar e apresentar as reivindicações da população.