Prefeitura amplia o acesso a cultura na cidade

08/06/2015 - 0:00
Prefeitura amplia o acesso a cultura na cidade

Desde 2009, a Prefeitura vem trabalhando para fomentar a cultura na cidade. Em seis anos de gestão foram entregues novos equipamentos como o Centro Cultural Valdelice Prass, o Centro Cultural Santo Eduardo e a Escola Municipal de Música.

Atualmente, a cidade conta com 3 Centros Culturais, 15 Núcleos de Cultura, 8 Pontos de Cultura, 6 bibliotecas, o Teatro Popular Solano Trindade, o Memorial Sakai e a Escola Municipal de Música.  Além, dos dois novos Centros Culturais inseridos na Praça de Esportes e Cultura (Jardim do Colégio) e na Praça da Juventude (São Marcos), ainda em fase de construção.

São 24 atividades culturais oferecidas gratuitamente, entre elas: balé, baixo elétrico, bateria, canto, capoeira, cavaquinho, cerâmica, dança do ventre, dança de salão, desenho, escultura, flauta, grafite, guitarra, jazz, percussão, piano, pintura em tela, sopro madeira, sopro metal, teatro, viola caipira, violão, violino.

Calculamos que as ações culturais da Prefeitura cheguem a mais de 60 mil pessoas todos os anos, nas oficinas culturais, nos eventos como Carnaval, Festa de Santa Cruz, Corpus Christi, Semana da Cultura Japonesa, Loucos por Vinil, nas 20 exposições realizadas no município todos os anos, nas apresentações dos núcleos de Cultura ou ainda nos espetáculos musicais e de teatro exibidos.

A cidade agora tem uma Agenda Cultural, totalmente gratuita, criada com o objetivo de garantir o acesso à cultura, e criar a oportunidade do fomento, movimentando toda a produção cultural da cidade nas diversas áreas, dança, teatro, música e cultura de rua.