Prefeitura aposta em arte, cultura e lazer como complemento à educação

13/05/2008 - 0:00
Prefeitura aposta em arte, cultura e lazer como complemento à educação

As escolas municipais de Embu, desde março, recebem o Projeto Escola que Acolhe. Trata-se de uma ampliação do Projeto Escola Sempre aberta, que atua no período de férias e recesso escolar, trazendo diariamente aos alunos oficinas de artesanatos, artes visuais, capoeira, dança contemporânea, escultura, fanfarra, jogos de quadra, teatro, movimento (percepção corporal) e acompanhamento escolar.

A medida beneficia cerca de 7.000 crianças do ensino fundamental com atividades educacionais realizadas no contraturno. Estas ações complementares foram desenvolvidas pelo Núcleo Arte da Secretaria de Educação respeitando as particularidades das unidades de ensino e priorizando as escolas situadas em bairros com maior deficiência em áreas para lazer, cultura e esporte.

Nos relatórios quinzenais, constata-se que as atividades contribuem para melhoria da relação interpessoal, a elaboração de idéias, confiança e auto-estima, já na prática, observando os alunos e os monitores, chama atenção a alegria e dedicação com que desenvolvem as atividades.

Os 30 oficineiros auxiliam as crianças à desenvolverem gosto pela arte, cultura e o saber intelectual.

João Paulo Ferreira, 12, aluno da Escola Municipal Iodoque Rosa, diz que está na escola há poucos meses e o que mais gostou do novo ambiente são as aulas de escultura em argila. É a primeira vez que ele tem contato com esta arte, mas, garante ter muito interesse em continuar aprendendo técnicas e produzindo objetos bonitos.

Tags: