Prefeitura assina convênio com o programa Frente de Trabalho estadual

17/09/2018 - 12:58
Prefeitura assina convênio com o programa Frente de Trabalho estadual

Dia13/9, a Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, e o governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), celebraram a assinatura de convênio com o programa Frente de Trabalho estadual. Nessa primeira etapa, 50 municípios foram selecionados para participar.

Criado em 1999, o programa proporciona renda e qualificação profissional para cidadãos em situação de alta vulnerabilidade social e/ou desempregados, que sejam maiores de 17 anos de idade e residentes no estado há pelo menos dois anos. Isso é feito por meio de atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. Mais de 450 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa.

O prefeito interino Peter Calderoni falou sobre os esforços do governo municipal e referendou que todo e qualquer trabalho é digno, mas devemos nos aprimorar para avançarmos na qualificação e entendermos que o programa é emergencial e devemos abraças as oportunidades.

Paulo Vicente, secretário da pasta, confraternizou com a primeira ação da Fábrica de Empregos, e lembrou dos esforços dessa gestão para avançarmos nos projetos de empregabilidade para os munícipes da cidade.

O coordenador da Frente de Trabalho estadual, José D’Paz, que destacou o funcionamento do programa, as responsabilidades quanto a presença nos cursos de qualificação, bem como os procedimentos para abertura de conta e recebimento do benefício.

Também esteve presente a coordenadora da Frente de Trabalho municipal Elisangela Lucena.

Como funciona

O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização. A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional. A Sert tornará pública a abertura das inscrições, mediante publicação. Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais.