Prefeitura continua trabalhando para minimizar efeitos da chuva

29/12/2015 - 0:00
Prefeitura continua trabalhando para minimizar efeitos da chuva

Funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos continuam nas ruas reparando os estragos ocasionados pela chuva que atingiu a cidade no sábado (26/12). A Defesa Civil também está percorrendo o município e avaliando a situação dos imóveis atingidos pela água. Cerca de 600 funcionários da Prefeitura de diversas Secretarias estão envolvidos na ação.

Segundo Paulo Brandão, coordenador da Defesa Civil, de 19 a 26/12, a cidade recebeu um volume de chuva de quase 300mm, número superior ao previsto para todo o mês de dezembro. Nesse período, a cidade sofreu com aproximadamente 30 escorregamentos de encostas de médio a grande porte, em áreas públicas e privadas. Dezessete famílias tiveram que deixar suas residências e estão abrigadas em casas de parentes e amigos.

Na Rua João Batista Medina, uma equipe está trabalhando para retirar a lama que invadiu a via e evitar que veículos deslizem e provoquem acidentes. Homens também estão trabalhando entre a Estrada Cândido Mota Filho e a Av. São Paulo, a ação inclui a substituição de tubulação por uma equipe da Sabesp e limpeza de bocas de lobo, caixas de água pluvial e reparo de aproximadamente 60 metros de calçamento por funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos.

Nesse local, que não é considerado área de risco, a enxurrada do córrego da Av. São Paulo invadiu três casas, levando móveis e pertences pessoais e abalando a estrutura dos prédios. Apesar da adversidade, Gabriel Vieira Lima, um dos moradores atingidos, elogiou o atendimento recebido da Prefeitura: “Até agora não faltou nada, a Prefeitura veio, a Defesa Civil perguntou se tínhamos para onde ir. O Atendimento foi bom”.

De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Embu das Artes permanece em estado de atenção. Nessa situação, as recomendações de Paulo Brandão são claras: “Infelizmente, os escorregamentos em áreas de encosta são normais. Com essa quantidade de chuva, as pessoas que estão nessas áreas têm que ficar em alerta, nessa condição quem reside próximo a encostas deve sair de casa, deixar a chuva passar e, quando o tempo melhorar, realizar obras que eliminem os riscos”.

Com exceção da sede da Prefeitura, que passa por limpeza e manutenção de equipamentos, os serviços públicos da cidade – Prontos-Socorros, UPA, Maternidade, UBSs, Praças de Atendimento Santa Tereza e Santo Eduardo, Procon Santo Eduardo –  estão todos em funcionamento, incluindo o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que teve o atendimento restabelecido terça-feira e também funcionará na quarta-feira, 30/12, das 7 às 16h.