Prefeitura de Embu das Artes entrega material escolar há 14 anos

04/03/2016 - 0:00
Prefeitura de Embu das Artes entrega material escolar  há 14 anos

Dia 3/3, aconteceu a última entrega de kits de material escolar e de uniformes da gestão do prefeito Prefeito. Durante 12 dias, foram realizadas 54 cerimônias de entrega que contemplaram 92 escolas e creches, municipais e conveniadas, entre educação infantil, ensino fundamental e  a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 29 mil estudantes foram beneficiados com 24 mil kits de material escolar, 26 mil conjuntos de uniforme e 5.700 kits de higiene. Foram 38 profissionais da Secretaria de Educação envolvidos diretamente com as entregas.

“A equipe da Educação está de parabéns pelo desempenho e dedicação, assim como os parentes das crianças, que se esforçam para virem à escola. Isso é o mesmo que dizer às crianças ‘eu me importo com sua educação, valorizo a sua escola’. Parabenizo vocês, pois é o futuro dos seus filhos que está em questão. Numa escola particular, um pai gasta mais de R$ 8 mil por ano com uma criança. Aqui, elas recebem o kit completo. E pensando no futuro dessas crianças, já estou deixando o dinheiro reservado e em setembro encaminho para a Câmara Municipal aprovar a lei que vai autorizar a compra do kit para o ano que vem, mesmo sendo o último ano do meu mandato. O próximo prefeito vai ter que fazer”, afirmou o prefeito Prefeito em seu último discurso de entrega de material escolar.

Incluir socialmente as pessoas é a maior diretriz deste governo, e a educação cumpre um papel fundamental quando amplia o acesso e, entre outras ações, oferece material de qualidade gratuitamente para os estudantes desde 2002. De lá pra cá, o kit de material só evoluiu: ganhou novos itens, kits de materiais pedagógicos do Palavra Cantada e do Planeta Leitura, kit de higiene e o uniforme completo com camisetas manga longa e curta, bermuda ou short-saia, calça e blusa. A melhoria na qualidade nos itens do material é uma determinação do prefeito.

“Vamos fazer o possível e o impossível para buscar o melhor para a educação na cidade. Gestão democrática não é moda, é um trabalho que todos realizam juntos”, disse o secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis.

População satisfeita

“Acho a iniciativa da Prefeitura excelente. O material tem boa qualidade e os kits pedagógicos auxiliam muito”. – Alessandra Giron, 40, mãe de Giovanna Giron Ferreira, 11, aluna da E.M. Antonia Augusta Delphina De Moraes. A avó Vera Lúcia Giron, 64, também acompanhava a neta na entrega.

“Morávamos no Mato Grosso até o ano passado, lá não tem kit de material nem uniforme. Estou gostando muito da escola e do material que ele recebeu”. – Jamile Ramos dos Santos, 30, mãe de Gabriel Ramos Alexandrino, aluno da E.M. Profº Paulo Freire.

“Gosto muito do uniforme que ele recebe todo ano. É de um tecido bom, não esquenta, e o kit é muito bom”. Sônia Rezende Crescêncio, 31, mãe de Victor Rodrigo Crescêncio Totti, 8, estudante da E.M. Profº Paulo Freire.

“O kit já é muito bom, com o Palavra Cantada deve ser melhor ainda para a formação das crianças”. – Taís Ferraz Santos, 23, mãe de Weverton Santos, 3, da conveniada Centro Recreativo  Social Jardim Marina e Adjacências.

“Gosto muito do uniforme, ajuda a identificar as crianças mais facilmente”. – Diana da Cunha, 21, mãe de Nycollas Oliveira Cunha, 4, da conveniada Centro Recreativo  Social Jardim Marina e Adjacências.

Aprendizado divertido

Este ano, os estudantes das fases III, IV e V receberam, além do uniforme e do material escolar, o kit do Palavra Cantada. Antes, com a orientação  de trabalhar o tema musicalização em seu currículo, as escolas recebiam 10 kits por sala que eram compartilhados com os estudantes e suas famílias em forma de rodízio num sistema leva-traz. Hoje, cada criança dessa fase tem seu próprio kit para usar tanto na escola quanto em casa.

“Meu filho sempre gostou do Palavra Cantada. Quando recebeu o kit ficou super feliz e eu também. Ajuda muito na educação das crianças”, disse Meyrelly Oliveira Amorim, 24, mãe de Miguel Oliveira Amorim, 3, da conveniada Centro Recreativo  Social Jardim Marina e Adjacências.

“O Kit do Palavra Cantada é um material que enriquece muito as aulas e o estudo em casa. As crianças brincam com os pais e aprendem muito mais. É um excelente recurso pedagógico”, falou Débora Santos Paixão, professora da educação infantil na E.M. Antonia Augusta Delphina De Moraes, no Jd. Santo Eduardo.

A musicalização é um elemento que contribui para o desenvolvimento da inteligência e da integralidade do ser humano e tem a capacidade de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social além de contribuir para o desenvolvimento da concentração, memória, coordenação motora, acuidade auditiva, ritmo letramento, função social, raciocínio lógico, ampliação de vocabulário, e a prática da linguagem.

Os alunos dos 1ºs e 5ºs anos receberam o kit do Planeta Leitura, que desde 2014 já é utilizado nas escolas municipais. Cada turma recebia 10 kits e os livros que eram utilizados no sistema de rodízio. Agora, cada um recebeu uma maleta com 8 livros cada. O projeto é direcionado para alunos dos 1ºs anos, fase em que a criança inicia o processo de leitura e alfabetização, e para os alunos do 5ºs anos, quando o processo se consolida.

“Estou muito feliz por meu filho ter recebido os kits. Gostei muito do Planeta Leitura que ele ganhou no ano passado, sinto que a leitura dele evoluiu bastante”, afirmou Graciene Oleiveira da Silva, 36, mãe de Vitória Oliveira da Silva, 7, estudante da E.M. Antonia Augusta Delphina De Moraes.

Os alunos recebem títulos e gêneros literários variados  que além de serem utilizados pelas escolas em seus projetos de leitura e escrita, também poderão estimular os estudantes a aprimorarem sua leitura junto aos seus familiares.