Prefeitura de Embu das Artes inaugura o 1ª Ambulatório de Doenças Crônicas da região

Daniela Karin
24/11/2021 - 17:02
Foto: Fábio Mendes /Wanderson de Paula

Com a rede de saúde cada vez mais fortalecida e comprometida com o atendimento humanizado, a Prefeitura de Embu das Artes vem ampliando os serviços à população. Depois do 1º Ambulatório de Aleitamento Materno, entregue em agosto desse ano, a Secretaria de Saúde inaugurou nesta quarta, 24/11, o 1º Ambulatório de Doenças Crônicas da região. O espaço está instalado na UBS Eufrásio Pereira da Costa, no Jardim Sílvia, e tem como objetivo principal atender pacientes com quadro de obesidade mórbida e/ou obesidade associado ao difícil controle de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, aumento de colesterol/triglicérides etc.

O funcionamento ocorrerá uma vez por semana com atendimento e acompanhamento de equipe multidisciplinar, formada pelos seguintes profissionais: educador físico, nutricionista, farmacêutico, psicóloga, médica, enfermeira e técnica de enfermagem. Os encaminhamentos serão feitos pelas UBS´s do município de acordo com os critérios estabelecidos no Protocolo e Fluxo Municipal. A Secretaria de Esportes e Lazer é parceira do projeto.

Durante a inauguração, o vice-prefeito Hugo Prado enalteceu a equipe de saúde pelo momento difícil que vivemos. “Com amor, dedicação e empenho estamos vencendo a pandemia. Todas as categorias pararam de trabalhar, menos vocês” – disse. Sobre o Ambulatório, ele afirmou ser um instrumento para devolver às pessoas a vontade de viver, levando em consideração que muitos obesos acabam ficando vulneráveis, se tornando depressivos, ansiosos e, consequentemente, excluídos pela sociedade.

Segundo a secretária de Saúde, Thaís Miana, a equipe desse serviço especializado foi escolhida a dedo para acolher com dignidade os pacientes. “É um novo tempo com mais qualidade de vida”, declarou.

O violonista Thiago Kenji se apresentou na abertura da cerimônia, que contou com as presenças de Cristiano Maciel (secretário adjunto de Gestão Tecnológica e Comunicação), Robson Borges (presidente do Conselho Municipal de Saúde de Embu das Artes), João Marco Correa (diretor-presidente da Associação Social Mãos Amigas), Kelly Fernandes (gerente da USB Eufrásio) e da equipe multidisciplinar: Sheila Pituba (psicóloga), Ludmila Ferreira (médica), Juliana Polla (nutricionista), Cléria Souza (enfermeira), Lincoln Santiago (educador físico), Gilcimar Salviano (farmacêutico) e Rosimere Rosa (técnica de enfermagem).