Prefeitura de Embu das Artes lança Botão do Pânico para mulheres vítimas de violência

Daniela Karin
29/08/2023 - 12:39

Mais uma vez, Embu das Artes sai na frente com o projeto Botão do Pânico, uma parceria da Secretaria da Mulher com a Secretaria de Segurança Pública. O aplicativo foi lançado oficialmente dia 26/8 na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito Hugo Prado, secretários, vereadores e a deputada federal Ely Santos.

Visando à proteção das mulheres vítimas de violência, que estão inseridas no programa Guardiã Maria da Penha e necessitam de maior auxílio, a ferramenta vai facilitar o pedido de ajuda de forma mais rápida e simples. Das 150 mulheres atualmente assistidas, seis se encaixam nos critérios para o consentimento de uso do app. Quando o botão é acionado no smartphone, a Guarda Civil Municipal (GCM) recebe a notificação e passa a ter acesso aos dados da vítima e do agressor, além da localização em tempo real para agilizar o deslocamento da viatura.

Fernanda Rosário, secretária da Mulher, vê a iniciativa com entusiasmo: “Aqui dentro do município mulher não morre com medida protetiva na mão porque a gente tem a Guarda Civil Municipal, o programa Guardiã Maria da Penha e agora esse aplicativo”, ressaltou. Inclusive, já foi realizada uma prisão com a ajuda do app, de acordo com o GCM Rezende.

O Botão do Pânico é gratuito, funciona 24h e está disponível a princípio para Android, mas a Prefeitura já está trabalhando para adequar ao sistema operacional IOS.

Endereço e telefones úteis:

Secretaria da Mulher
Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan