Prefeitura de Embu distribui kits de material escolar para alunos da rede municipal

08/03/2005 - 0:00

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveu a distribuição gratuita de 11.241 kits de material escolar para todos os alunos de 1ª a 4ª série da rede municipal, em ação realizada em 17 escolas municipais de ensino fundamental da cidade entre os dias 1 e 5 de março.

Com a iniciativa, lançada em 2003, a Prefeitura de Embu tem o objetivo de diminuir sensivelmente a evasão escolar no município, já que muitas crianças eram retiradas da escola no meio do ano letivo porque seus pais não tinham condições de adquirir o material escolar.

Nesse sentido, a administração do perfeito Prefeito adotou outras medidas importantes para garantir o acesso das crianças da cidade a uma educação de qualidade, como a ampliação serviço de transporte escolar, que atende cerca de 1000 alunos, a adoção de projetos pedagógicos que visam garantir o aprendizado, como o "Letras e Livros" e o "Embu na Onda do Mar", e a distribuição de merenda de qualidade para todos os alunos da rede pública de ensino.

"Esse material é muito importante para mim, já que teria que fazer muita economia para conseguir comprar o que a prefeitura está nos oferecendo. Ganho um salário mínimo, o que mal dá para o aluguel e as contas de água e luz, e ainda tenho que sustentar sozinha cinco filhos", diz Maria Rosineide Angelino, mãe de três alunos da Escola Municipal Valdelice Medeiros Prass, no Parque Pirajussara.

Considerando que o kit de material escolar tem valor de mercado estimado em aproximadamente R$ 40,00, a iniciativa da Prefeitura de Embu proporcionou uma economia de R$ 120,00 para Maria Rosineide, o que demonstra a importância dessa ação para garantir o acesso das crianças à educação.

Participaram da entrega dos kits escolares, além do prefeito Prefeito e da secretária de Educação Rosimary Mendes de Matos, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças, e a maioria dos vereadores que compõem a base de apoio ao governo no legislativo.

"É muito importante poder dar continuidade a essa ação, já que em muitas outras cidades, como em São Paulo, as administrações têm cortado esse benefício, o que torna muito difícil a permanência das crianças na escola. Investindo em educação estamos investindo no futuro de nossa cidade e estamos evitando gastos na construção de presídios", afirmou o prefeito Prefeito durante a entrega de kits nas escolas municipais.

No Centro de Educação de Deficientes Armando Vidigal, o prefeito Prefeito aproveitou a distribuição dos kits de material escolar, realizada no último dia 3 de março, para promover a inauguração da piscina de fisioterapia, equipamento que representa um salto qualitativo no atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais no município de Embu, beneficiando inicialmente mais de 60 alunos dessa unidade.