Prefeitura de Embu realiza Campanha de

31/10/2005 - 0:00
Prefeitura de Embu realiza Campanha de

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Saúde, realizará entre 16 de novembro e 16 de dezembro, pela segunda vez no ano,  a Campanha de busca ativa à Tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção à Saúde da Família (CASF), Centro de Atendimento à Saúde do Trabalhador (CAST), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Pronto-Socorros. O objetivo é reforçar a busca de casos, colher exames, quando necessário,  e investigar a incidência de tosse.

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Por outro lado, a doença pode ser curada em 100% dos casos desde que o doente siga corretamente as orientações. A Secretaria de Saúde do município acompanha o tratamento e oferece cesta básica de alimentos ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado.

Registrando cerca de 110 novos casos por ano, Embu das Artes consegue a cura de 88% a 94% de seus pacientes, índice considerado excelente pela Organização Mundial de Saúde, já que a média mundial de cura é de 82% e a brasileira, 75%. O resultado obtido rendeu-lhe, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio Qualidade em Tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Referência para outros municípios

Nos dias 24 e 26 de outubro, profissioinais da área da saúde (enfermeiros e auxiliares de enfermagem) das cidades de São Bernardo, São Caetano, Santana de Parnaíba e da capital estiveram em Embu das Artes com intuito de conhecer o Programa de Controle da Tuberculose do município, que é uma referência nacional por alcançar altos índices de cura. A visita foi monitorada pela Dra. Regiane de Paula e pelo Dr. Milton Parron Júnior. Ambos integrantes da força tarefa de controle de tuberculose do Ministério da Saúde.

O trabalho foi dividido em duas etapas. No primeiro dia o grupo discutiu sobre a busca ativa de casos de tuberculose e o tratamento supervisionado, e no segundo, visitaram as Unidades Básicas de Saúde do Pinheirinho, Santa Tereza e Santa Emília para conhecerem a rotina de atendimento dos funcionários.

Segundo a Dra. Regiane de Paula, o objetivo do encontro é possibilitar a troca de informações entre os profissionais e mostrar que com motivação é possível fazer um trabalho eficiente, aumentando os índides de cura de tuberculose nos municípios.

Para a enfermeira Fabiana Neves, que trabalha no Programa Saúde da Família na capital, Embu possui uma medida simples na realização da busca ativa da tuberculose, permitindo que o programa dê certo. A enfermeira Maria Regina, de São Bernardo do Campo, também aprovou o encontro e sentiu-se sensibilizada com o empenho dos profissionais da cidade.

Nos dias 21 e 22 de novembro a visita continua com grupos  do Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.