Prefeitura e Banco do Brasil já atendem região do Jd. Sto. Eduardo

Olhares e ouvidos atentos, aplausos. Centenas de pessoas da região do Jardim Santo Eduardo acompanharam com atenção a cerimônia de abertura do Posto de Atendimento ao Cidadão e do Banco do Brasil, realizada na manhã dessa quinta-feira, 25/1, num dos bairros mais populosos e de forte desenvolvimento comercial de Embu. Nas expressões de muitos notava-se um misto de orgulho e tranqüilidade. Era o caso da senhora Marinalva Aureliano Dantas de Oliveira, 34 anos, dezenove deles residindo no Jardim Dom José. Ela foi a primeira a usar um dos três caixas automáticos da miniagência bancária. “Este posto é ótimo até para minha mãe que é pensionista. Antes eu tinha de ir até Itapecerica e agora vejo que o nosso bairro está melhorando bem”, disse ela.

Dentre os moradores antigos, o próprio prefeito Prefeito ofereceu ao público um relato de quem viveu as dificuldades de um município que cresceu sem planejamento e onde se pagava por qualquer serviço público. “Na década de setenta me perguntaram qual número eu gostaria de colocar na minha casa. Coloquei e ainda paguei por isso”, lembrou.

Essa situação durou até o ano 2000 e só a partir do ano seguinte, quando o atual governo de Embu assumiu, os cidadãos passaram a ter serviços públicos como emissão de certidões, número oficial e outros, totalmente gratuitos, o que não acontece em muitas prefeituras. Marcando a inauguração, a primeira certidão negativa emitida foi para um morador que ainda guarda o número do lote adquirido há 39 anos, vizinho ao posto. O senhor José Cordeiro também teve de adotar um número fictício para sua casa e recebeu das mãos do prefeito o documento já com a numeração oficial. “É um orgulho para nós”, sintetizou.

As instalações do prédio tiveram de ser adequadas, exigindo investimentos da prefeitura e do banco parceiro. Para um município pobre, mesmo com parceria desenvolver-se não é tarefa fácil, disse Prefeito. Rebatendo críticas de opositores, ele pediu à população que fique atenta com relação aos “incompetentes que na disputa pelo poder, que é saudável e democrática, mentem. Algumas mudanças podem ser demoradas, mas quando se faz algo deve ser com seriedade e bem feito. Tem gente que não tem coragem de explicar à população o que faz. Críticas melhoram nossas ações e mesmo com críticas faço os projetos acontecerem. Projetos sempre estão começando, nunca terminando porque o povo nunca tem tudo o que quer e o que precisa”, salientou.

Considerado uma extensão da Praça de Atendimento ao Cidadão no Centro, o novo posto (assim como o do Jardim Santa Tereza) leva todos os serviços da prefeitura e o atendimento bancário até a população de bairros mais distantes. De acordo com Carlos de Césaro, da Superintendência de Varejo do Banco do Brasil, “uma das missões da instituição é estar presente em todos os lugares e contribuir com o desenvolvimento do país”. A presença do banco na região é uma forma de trazer o desenvolvimento para a população, atendendo suas necessidades. Como banco do governo federal, ele tem diversas linhas de crédito e empréstimos adequados ao perfil dos clientes locais. “Concedemos crédito para pequenos empreendedores, pessoa física, profissionais liberais, reunindo recursos para desenvolver o seu negócio como forma de desenvolver a região”, completou.

Além de moradores, lideranças comunitárias e empresários locais, a inauguração contou com executivos do Banco do Brasil, como Eurico Erloza Júnior, gerente da Agência Embu e com o prefeito de São Lourenço da Serra, João Koga. Participaram os secretários Adaucto Durigan (Administração), Prefeito (Chefia de Gabinete), Paulo Giannini (Governo), João Ramos (Meio Ambiente), Rosimary Matos (Educação), Selma Miranda (Cidadania) Walter Rocha (Planejamento), Jorge Harada (Saúde) e Helton Rodrigues (Obras). Acompanharam ainda os vereadores Natinha (presidente da Câmara), Maria das Graças, Silvino, Nelson da Padaria, Gilvan da Saúde e Carlos Pires; além de Maria Cleuza Gomes, presidente do Fundo Social de Solidariedade e José Geraldo Pereira, diretor de Esportes.

Banco do Brasil reforça presença em embu

Um café da manhã foi oferecido na Agência Embu do Banco do Brasil na manhã do dia 25 para que o novo gerente Eurico Erloza Júnior apresentasse as instalações a clientes e representantes do governo municipal, após a reforma. O prédio que preserva parte da arquitetura colonial ganhou espaço interno e modernos equipamentos. O evento antecedeu a inauguração do Posto de Atendimento ao Cidadão do Jd. Sto. Eduardo.

Fortalecida nos últimos anos, a parceria do BB com a Prefeitura de Embu acompanha o progresso do município em que já conta com três pontos de atendimento. O superintendente de Varejo Valmir Pedro Rossi reforçou a vontade do banco em contribuir para o desenvolvimento de Embu. “Participei da comissão julgadora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e pude ver os esforços na melhoria das condições de vida da população”, lembrou. Ainda segundo Rossi, o Banco do Brasil tinha uma dívida com o município onde reúne 10 mil clientes.

As políticas públicas e os projetos implementados pela atual administração da cidade são direcionadas para o desenvolvimento. De acordo com o chefe de Gabinete Prefeito, campanhas como Tô Legal em Embu [que regularizou pequenos comércios] vêm de encontro com as iniciativas do banco. “São pessoas que precisam do microcrédito e a ampliação dos serviços não só da Prefeitura, mas também do Banco do Brasil, mostram que a cidade cresceu”. Segundo ele, desde o lançamento em 2005 a campanha já regularizou cerca de 7.000 pequenos negócios no município.

Galeria de Fotos Galeria de Fotos