Prefeitura e comunidade planejam reurbanização da Vila Feliz

28/03/2008 - 0:00
Prefeitura e comunidade planejam reurbanização da Vila Feliz

Os moradores da Vila Feliz, no Parque Pirajussara, e a Prefeitura de Embu estão decidindo juntos como será a regularização fundiária da área originalmente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Em 2004, houve uma ocupação do terreno e a Prefeitura entrou para negociar e evitar a reintegração de posse e ação de despejo dos moradores pedida pelo governo estadual.

Uma reunião na rua Antonio Conselheiro reuniu na terça-feira (25/3) cerca de 100 pessoas que ouviram de Geraldo Juncal Júnior, arquiteto e diretor-presidente da Pró-Habitação, a informação de que a diretoria da CDHU assumiu compromisso de reurbanizar a área a partir da elaboração de uma proposta desenvolvida pelos moradores em conjunto com a Prefeitura. “Para reurbanizar a área, teremos de enfrentar alguns problemas, principalmente na beira do córrego, onde casas foram construídas em cima e dos lados”, afirmou Juncal, explicando também que “toda decisão de retirada ou diminuição de moradias e alargamento das vielas será tomada por vocês”.

O projeto de reurbanização deverá resolver problemas como a falta de infra-estrutura (rede de água, esgoto e pavimentação), a grande quantidade de moradias nas faixas de beira de córregos, infração das legislações de parcelamento do solo e ambiental, além da insegurança dos moradores pelo risco e pela falta de documentação. Após a conclusão do processo de reurbanização, os moradores conseguirão a titulação de proprietários de seus imóveis.

Os moradores presentes ao encontro aprovaram um calendário de prazos que prevê a reunião e elaboração de uma pré-proposta de urbanização até 10/4, a ser aprovada pela CDHU. Até 25/4, os técnicos da Pró-Habitação farão o desenvolvimento técnico do projeto preliminar de urbanização, com diretrizes aprovadas entre Prefeitura e comunidade. O projeto finalizado será apresentado para a CDHU até 30/4. E o projeto executivo deve estar pronto até 30 de maio.

Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos também irá ao local verificar o pedido de rebaixamento da guia na entrada da rua Antonio Conselheiro e a construção de um sarjetão, reduzindo assim os riscos de enchentes/alagamentos dos imóveis construídos abaixo da via.

O presidente da Pró-Habitação anunciou, ainda, que a Prefeitura conseguiu que a CDHU revisse seus planos e destinasse unidades do Embu N para a regularização da favela da Vila Feliz e possível demanda do cadastro da Pró-Habitação.

Rita de Biaggio
26/03/2008

Reunião sobre urbanização da Rua Cerqueira César

Maquete

Maquete da rua Cerqueira César

Ampliar foto Ampliar
Mais foto Ampliar

Os problemas da rua Cerqueira César, no Jd. Santa Tereza, vêm a tempos incomodando a vida dos moradores da região e das pessoas que vão até o local para consumir produtos, já que esta área é um dos principais centros de comércio do município.

Tendo em vista esta situação, a Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Governo, apresentou um projeto de urbanização e readaptação da rua para a população do bairro na quarta-feira, 27/03, em reunião feita na Sociedade Amigos de Bairro do Santa Tereza. O programa inclui a troca do piso de bloquete para asfalto, troca de sarjetas, guias rebaixadas, implementação de sinalização de trânsito, alinhamento da rua e o alargamento das calçadas para facilitar o tráfego de pedestres e pessoas com necessidades especiais.

O projeto tem previsão para começar em meados de abril, sendo avaliada em R$ 544 mil. Será executada em parceria com o Governo Federal através do Ministério das Cidades, no Projeto de Mobilidade Urbana (Pró-Mob). Este programa tem como objetivo o apoio à intervenções que promovam a melhoria da mobilidade urbana através da implementação de projetos terminais e abrigos de ônibus, ciclovias, calçadas, reurbanização de áreas degradadas e obras de recuperação ou pavimentação de itinerários de ônibus que agreguem os preceitos da acessibilidade universal, do apoio da circulação não-motorizada (pedestre e bicicleta) e da priorização dos modos de transporte coletivo.

Essas ações visam atender os pedidos dos moradores da região e as demandas do Orçamento Participativo. A secretaria de Governo acredita que depois de executada a obra, haverá uma melhoria no comércio da região, pois as pessoas sentirão mais seguras de ir até o local, facilitando tanto a circulação de veículos quanto a de pedestres.