Prefeitura e instituição 3AAA desenvolvem parceria em prol do autista

29/08/2018 - 10:25
Prefeitura e instituição 3AAA desenvolvem parceria em prol do autista

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolve diversas ações e serviços em prol do público com deficiência através de suas unidades de execução direta e conveniada. Dentre os serviços realizados estão às ações da Associação de Atendimento aos Autistas (3AAA), por meio de convênio com a Prefeitura.

A 3AAA tem o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação da pessoa autista atendida no local. O serviço é desenvolvido por equipe composta por educadores sociais, cuidadores, assistente social, psicólogo, administrativo, captadora de recursos e coordenadora. Existe também o trabalho específico com as famílias, que visa o autocuidado com o cuidador, através de atendimentos individuais, palestras e orientações.

As ações são supervisionadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), através de Estudo de Caso, avaliação e orientação na execução do planejamento.

Saiba mais sobe autismo

O autismo é caracterizado pela dificuldade de socialização, na linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social. Em geral, os primeiros sinais como isolamento, dificuldade para falar e repetição de movimento aparecem por volta dos dois anos de idade. Quanto mais cedo à doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de estimulação.

A doença não tem cura, mas o desenvolvimento dos pacientes pode ser estimulado, além do uso de medicação. Como o transtorno é pouco conhecido, muitas vezes a estimulação é tardia, o que prejudica o desenvolvimento do autista.

3AAA

É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada por um grupo de famílias, que em sua constituição apresentava crianças e/ou jovens com as mais variadas deficiências, tais como: autismo, síndrome de down, deficiente mental e deficiência física. Posteriormente, se especificou no atendimento de pessoas autistas.

Atualmente, presta atendimento a pessoas com transtorno global do desenvolvimento e transtorno do espectro do autismo e visa à reabilitação, autonomia, inclusão à vida comunitária e melhoria na qualidade de vida. Dentre suas atividades constam: as oficinas de Atividade de Vida Prática (AVP), Atividades de Vida Diária (AVD), oficinas de artes, capoeira, passeios culturais e de lazer.

Para cada indivíduo é pensado um plano de ação específico e os profissionais são instruídos a fomentar o desenvolvimento, a fim de alcançar as metas propostas de estímulo das habilidades. Os familiares são muito importantes ao longo de todo o processo e são partes do Plano Individual de Atendimento.

Associação Atendimento aos Autistas (Três AAA)
Rua Embu Guaçu, 31, Pq. Pirajuçara

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária