Prefeitura e moradores debatem obra na estrada de Itapecerica a Campo Limpo

17/02/2011 - 0:00
Prefeitura e moradores debatem obra na estrada de Itapecerica a Campo Limpo

Cerca de cem pessoas, moradores e comerciantes do entorno da estrada de Itapecerica a Campo Limpo, participaram da reunião organizada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes por meio da Secretaria de Obras, Edificações e Orientação Urbana. Realizado na noite de sexta-feira (11/2), na Escola Municipal Jacarandá, o encontro reuniu o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha), os secretários Milton Oliveira, de Obras, Nelson Pedroso, de Serviços Urbanos, e Francisco Carlos Pereira, de Trânsito e Transporte, e os vereadores João Leite e Luiz do Depósito.

Os participantes debateram o andamento da obra de urbanização da estrada, que envolve recapeamento, padronização das calçadas e drenagem das águas pluviais. Uma das mais antigas vias da cidade, a estrada que se estende por 3,7 quilômetros é também a principal interligação entre o Jardim Macedônia, que fica em São Paulo e os bairros da região leste de Embu – a mais populosa da cidade, como os jardins Independência, Santa Emília e Santo Eduardo.

Na abertura da reunião, o vice-prefeito destacou a atuação do governo de Embu frente às necessidades do município. “Esse é um governo de trabalho, que está pronto a resolver os problemas da população”, afirmou Natinha.

Comerciantes questionaram alguns pontos do projeto. É o caso da implantação de vagas de estacionamento em 45 graus – posição que coloca o veículo num ângulo transversal em relação à via e amplia o número de vagas. O andamento da obra, a interdição parcial da pista e de garagens, e a preocupação com a qualidade do asfalto também foram questões levantadas por participantes.

Ressaltando a importância da reunião e do espaço democrático e aberto para informar e debater com a população todos os assuntos da cidade, o secretário de Obras detalhou como está sendo executado o projeto e respondeu a todas as perguntas. Milton destacou que a obra está sendo feita de acordo com o projeto apresentado aos moradores anteriormente, reapresentado na reunião. Ele frisou ainda que se trata de uma obra para atender o interesse coletivo e não individual, e que a prioridade do governo municipal são os pedestres. “Seria muito fácil não ter problemas com ninguém, fazendo apenas o recapeamento, mas as pessoas não circulam só de carro. Há também postes mal colocados, árvores que talvez precisem ser replantadas. A prefeitura de Embu pensa no bem-estar coletivo”, observou.

Ainda segundo ele, o governo municipal tratará caso a caso para que haja consenso e todos fiquem satisfeitos. “Aonde a vaga em quarenta e cinco graus não servir, vamos discutir a solução”, ponderou o secretário, e concluiu: “Os bairros merecem ter uma avenida bonita e vocês têm razão, a obra tem que estar bem feita e teremos um asfalto de ótima qualidade”.

No momento estão sendo trocadas as guias e sarjetas e refeitas as calçadas, que de acordo com a norma técnica devem ter um metro e meio livre para passagem.

“Metro quadrado mais valorizado”

O crescimento acelerado da região cortada pela estrada também foi observado por Milton Oliveira. “Nessa região houve um desenvolvimento muito grande. A estrada de Itapecerica a Campo Limpo é o metro quadrado que mais valorizou na cidade”, afirmou. Para o secretário, “a tendência [da estrada de Itapecerica a Campo Limpo] é virar um corredor comercial”.

Quanto ao atraso no cronograma, o secretário explicou que em 2010, por ser ano eleitoral, o repasse de recursos foi interrompido no período de campanha, paralisando a obra momentaneamente.

A obra está dividida em três etapas. A primeira, em andamento, corresponde ao trecho entre a divisa com São Paulo – próximo à avenida João Paulo II – e o largo do Jd. Santa Emília, prevista para ser entregue até maio. A segunda, cobrirá o trecho até a rua Poços de Caldas, no Jd. Sto. Eduardo, e deve ser concluída em agosto. Já a terceira e última etapa atingirá a altura da rua Águas de São Pedro, no mesmo bairro, concluindo a obra em dezembro deste ano.