Prefeitura e SEAE realizarão diagnóstico sobre a APA Embu-Verde

09/09/2010 - 0:00
Prefeitura e SEAE realizarão diagnóstico sobre a APA Embu-Verde
Acessibilidade

A Secretaria de Meio Ambiente e a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) realizarão durante os próximos meses um Diagnóstico Socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Embu-Verde. A apresentação do projeto ocorreu no dia 28 de agosto, no hotel Almenat, onde foi abordada a importância de se realizar este levantamento com a participação da sociedade civil e poder público. Na ocasião, compareceram membros do governo municipal, empresários, ambientalistas, entre outros.

O diagnóstico consiste em levantar informações sobre rios e nascentes que cortam a região, qual o estado de urbanização das várzeas de rios e encostas, que tipos de animais e plantas habitam as matas, entre outros aspectos. Com este estudo, pretende-se subsidiar e planejar ações voltadas principalmente à educação ambiental; políticas públicas para o gerenciamento integrado dos recursos hídricos e as iniciativas de sustentabilidade, de preservação e a manutenção da qualidade de vida. A verba para a realização do diagnóstico é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Nesta primeira reunião, foi deliberado que cada um dos envolvidos assumirá uma tarefa, dentro de sua capacidade e especificidade. A Prefeitura dará suporte com o fornecimento e levantamento de mapas, gráficos e ilustrações que retratam as bacias hidrográficas do município, além de acompanhar a elaboração dos diagnósticos. “Este diagnóstico será de extrema importância, inclusive, para que os cidadãos embuenses saibam da importância de ter uma APA na cidade” – disse o secretário municipal de Meio Ambiente, João Ramos.

O que é a APA Embu-Verde?

Instalada em uma área de 15,7 km², com mananciais e fragmentos de Mata Atlântica, a Área de Proteção Ambiental (APA) Embu-Verde compreende parte da bacia do Rio Cotia e está inserida na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – reconhecida pela Unesco. A APA é uma área extensa, com certo grau de ocupação humana, diversidade de flora e fauna, nascentes e tem o objetivo de proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. É legalmente instituída como unidade de conservação de uso sustentável, a APA Embu-Verde é regulamentada pelo Decreto Municipal nº 108, de 11/12/08, com a lei complementar 86/09.

O gerenciamento da APA é feito pelo Conselho Gestor, formado pelo poder público e pela sociedade civil, que tem como função principal acompanhar as atividades implementadas na região.

----
Compartilhe nas redes sociais