Prefeitura encerra hoje ciclo de formaturas 2014

19/12/2014 - 0:00
Prefeitura encerra hoje ciclo de formaturas 2014

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes encerra hoje, 19/12, o ciclo de formaturas 2014. Mais de 600 estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) concluíram o ensino fundamental esse ano.

Diferente dos anos anteriores, quando as formaturas ocorriam em conjunto, as solenidades aconteceram separadamente, no Centro Cultural Valdelice Prass, garantindo a preservação das características individuais de cada unidade escolar.

Estudantes, familiares e educadores das Escolas Municipais Valdelice Prass, Elza Marreiro, Paulo Freire, Reynaldo Gama e Jatobá se emocionaram com as cerimônias que marcam o encerramento de um ciclo e abrem caminhos para novos passos.

O secretário de educação, Paulo Vicente dos Reis, declarou durante a formatura da E. M. Reynaldo da Gama: “Estou muito satisfeito com o desempenho da EJA e de cada estudante que se forma hoje. Essa formatura é resultado do bom trabalho pedagógico, que sabe conviver com a diversidade, dos investimentos em melhorias das escolas e da política educacional consistente que vem sendo implementada pelo nosso prefeito Prefeito”.

Não foram poucas as histórias de superação que marcaram as formaturas, confira alguns depoimentos:

“Eu saí do interior de Pernambuco e fui para Recife muito cedo, para trabalhar. Nunca tive a oportunidade de estudar em uma escola, o pouco que eu sabia eu aprendi com o meu pai e com uma professora da catequese. Há dois anos comecei a frequentar a EJA, na E. M. Reynaldo, e hoje estou mais perto do meu sonho, que sempre foi ser jornalista. Isso não acaba por aqui, estou só começando, ano que vem começo o ensino médio”, Benedita Helena Barbosa, 61 anos.

“Cursei até a 7ª série no ensino regular, parei para poder trabalhar e ajudar em casa. Retornei esse ano para a escola com o objetivo de arrumar um emprego melhor”, Renato Cassiano de Assis, 32 anos.

“Interrompi meus estudos na 8ª série por conta de uma gravidez. Como eu tive dificuldade em recuperar meu histórico em Terezina (PI), tive que começar da 5ª série, mas foi melhor assim. Na EJA aprendi muitas coisas novas e relembrei o que eu já havia estudado. Quero servir de exemplo para que meus filhos também continuem a estudar”, Jussileide Ferreira dos Santos, 47 anos.

EJA

Assim como Helena, Renato, Jussileide e muitos outros estudantes que se formaram em 2014, quase 12 mil pessoas já concluíram o ensino fundamental em Embu das Artes, por meio da Educação de Jovens e Adultos, desde 2007.

Exemplos assim mostram que nunca é tarde para voltar a estudar. Para participar da EJA a idade mínima é 15 anos. Não há limite de idade. Informações pelo Disque Serviços e Reclamações 0800 7730005.