Prefeitura entrega reforma da UBS Centro e inaugura Ambulatório de Aleitamento Materno da região

24/08/2021 - 9:03

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde, entregou no sábado, 21/8, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro e o Ambulatório de Aleitamento Materno. “Estou feliz de entregar esse equipamento renovado e moderno e com uma equipe organizada que visa proporcionar bom atendimento, dignidade e valorização da população”, disse o prefeito Ney Santos, que anunciou o projeto de reformar todas as UBSs da cidade.

O espaço que fica no número 2.500 da avenida Elias Yazbek recebeu diversas melhorias, como pintura interna e externa, rampa de acesso para pessoas com deficiência, nova recepção, espaço kids, paisagismo, totem de pesquisa de satisfação, sinalização visual, mobiliários, além de reparos em toda a rede elétrica, piso, iluminação e telhado. A obra foi realizada pela Organização Social Mãos Amigas. A unidade foi a primeira da cidade a ser municipalizada, em 1986, e possui, atualmente, 79 funcionários que realizam diariamente, em média, 300 atendimentos.

A UBS Centro conta agora com um Ambulatório de Aleitamento Materno. O objetivo é oferecer assistência multidisciplinar para a lactante e o bebê com dificuldades no processo de amamentação, evitando o desmame precoce. A equipe de atendimento é composta por fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeira, pediatra, dentista e nutricionista, todos especializados em aleitamento materno. As pacientes serão encaminhadas pela Maternidade Municipal, Hospital Geral de Pirajussara e unidades básicas de saúde do município. O Ambulatório funcionará às sextas-feiras, das 7h às 12h.

A cerimônia foi acompanhada pela secretária de Saúde, Thaís Miana, ao lado de secretários municipais. Também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Renato Oliveira, vereadores e a sociedade civil.