Prefeitura inaugura 15º academia pública da cidade

24/11/2014 - 0:00
Prefeitura inaugura 15º academia pública da cidade
Acessibilidade

A grande novidade são os aparelhos adaptados para deficientes físicos

A Prefeitura de Embu das Artes realizou mais uma inauguração de obra dentro do Fim de Ano Espetacular no sábado, 22/11. Desta vez, foram os moradores do Jd. Valo Verde a serem contemplados com o sexto equipamento público inaugurado pelo prefeito Prefeito no bairro desde 2009. A  praça linear com pista de caminhada, academia ao ar livre, iluminação e paisagismo foi construída com recursos próprios e teve  custo de R$ 200 mil. Mais de 200 pessoas acompanharam a entrega da obra que beneficia aproximadamente 10 mil pessoas e é a primeira na cidade a ter aparelhos adaptados para deficientes físicos. As entregas continuam no sábado, 29/11, no Jd. Santa Emília e no Jd. Santo Eduardo.

A praça ganhou o nome de uma antiga moradora, dona Antônia Ubelina da Silva, já falecida e muito querida por todos no local. “Antigamente, era comum colocar o nome de gente que ninguém conhecia em praça e rua. Hoje, fazemos questão de colocar o nome de alguém importante para a comunidade. A dona Antônia era muito conhecida aqui. Chegou quando não tinha nada neste local e todos que iam chegando, recorriam a ela para tentar ter uma vida melhor. Nada mais justo que homenageá-la”, disse o prefeito Prefeito durante a solenidade.

Ele também lembrou como a região sofria com o lixo, os ratos e as baratas que infestavam o local e adentravam as casas antes da obra: “Tiramos 300 caminhões de lixo e entulho deste local. Quem critica ações como esta, com certeza, não é o morador. Tem muita gente criticando a instalação da academia pública aqui no Valo Verde, dizendo que a academia não vai durar uma semana. Esses críticos se enganam, pois o povo daqui é de respeito. E quem falou que no segundo mandato nós iríamos nos acomodar, caiu do cavalo. Vamos fazer ainda mais”, afirmou de forma categórica.

O filho de dona Antônia, Pastor João Carlos, visivelmente emocionado, representou a família e agradeceu por sua mãe ter sido lembrada: “Todos os moradores foram prestigiados com a praça. A fé e a esperança fez com que essa graça chegasse até nós. Agradeço ao empenho dos moradores e do prefeito Prefeito por se lembrarem de minha mãe, pois ela fez muito pela região”, disse o filho da homenageada.

“Graças à aprovação dos vereadores, a prefeitura está conseguindo ajudar a população a viver de maneira mais digna. Sem esse apoio, não conseguiríamos executar essa obra”, falou o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Natinha.

Veronica Floroski, tem 47 anos e há 30 mora na região: “Não imaginava que ficaria tão bom. Minha família toda já está usando a pista de caminhada. Adorei”.

“Estou  há 35 anos neste bairro e nunca vi nada parecido! Já estou caminhando e me exercitando onde antes era apenas lixo e ninho de ratos. Maravilhoso!”, disse a moradora Maria Aparecida Silva.

Para Rosinaldo Santos, há 23 anos morador do Valo Verde, a melhora foi de 100%: “Isso aqui era só mato e entulho, além de ser uma escuridão só, agora está ótimo”.

O vereador Ney Santos não poupou elogios à obra e ao prefeito Prefeito: “Sou nascido e criado aqui no Valo Verde, todo mundo me conhece e sabe que sempre lutei pelos ideais dessa comunidade. O prefeito e sua equipe estão de parabéns”.

Estavam presentes os vereadores Jabá do Depósito, dra. Bete, Jefferson do Caminhão, Carlinhos de Embu, Edvânio Mendes, Gilson Oliveira, Gilvan e João Leite, além dos secretários Paulo Vicente (Educação), Nelson Pedroso (Obras), Alan Leão (Cultura), Silvino Bomfim (Esportes), Edson Bezerra (Ouvidoria) e Clóvis Cabral (chefe de Gabinete).

Academia para todos

A nova praça do Jd. Valo Verde está em uma área de aproximadamente 1.000 m² e é a primeira a ter, além dos equipamentos normais, aparelhos adaptados para deficientes. Os equipamentos são práticos e funcionais para possibilitar o fácil acesso com segurança e aumentar a motivação da pessoa com deficiência física em realizar atividades físicas. Eles funcionam sobre uma plataforma, onde o usuário instala a cadeira de rodas, que é travada por um sistema do próprio aparelho. Durante a movimentação, a cadeira eleva-se junto com o deficiente, utilizando, assim, o peso do próprio cadeirante na prática física. A área onde hoje está a academia era antes uma ocupação irregular.

Melhorias

A construção do Praça do Jd. Valo Verde é uma antiga reivindicação da população através do Orçamento Participativo (Região 1 juntamente com Vazame e Jd. São Vicente). O bairro vem recebendo melhorias a cada ano, veja:

 – Construção do Centro de Especialidades Ivone Trindade, que atende a todos os munícipes com hora marcada em diversas especialidades médicas e para vários tipos de exame;

 – A construção da UBS Valo Verde, que funciona no mesmo prédio do Centro de Especialidades e atinge toda aquela população (mais de 8 mil pessoas);

 – O terminal de ônibus, recém-reformado, e que impacta mais de 15 mil pessoas por dia com os 22 ônibus diários;

 – Construção de área de lazer na esquina da rua São Caetano com rua São Marcelo, numa área de 600m², que  ganhou nova iluminação, parque infantil, academia pública de ginástica ao ar livre, bancos, mesas, calçadas com bloquete e terminal de ônibus, garantindo mais lazer, bem-estar e segurança aos moradores;

– Construção da creche do Jd. Valo Verde, já em fase de acabamento, na rua Americanópolis, esquina com a rua Brasil. Com recursos do Governo Federal, a unidade tem 567 m², oito salas e atenderá 190 crianças. São mais de R$ 800 mil em investimentos para atender as mães e crianças dessa comunidade.

Confira a programação do Fim de Ano Espetacular: 

Sábado – 29/11
15h – Estrada de Itapecerica a Campo Limpo
Praça Santa Emília revitalizada – academia ao ar livre, quadra society com grama sintética, parque infantil, iluminação e Base da Guarda Civil Municipal

17h – Galpão de Reciclagem de eletrônicos (Rua Oliveira) e Iluminação da Praça Alexandre Baptista de Oliveira (Rua Maringá)

Dezembro

Domingo – 7/12
10h – Memorial Sakay – Rua Emíliano Di Cavalcanti esquina com a Rua Rebolo Gonzáles – Vila Cercado Grande  – Quadra e praça

Sábado – 13/12
15h – Tomé – Estrada Keishi Matsumoto ao lado da EE Hugo Carotini
Praça de Esportes e Lazer com Quadra society com grama sintética, academia de ginástica ao ar livre, parque Infantil  e pista de Caminhada

Sábado – 20/12
15h – Quadra de Esportes e Lazer do Jardim Laila/Vila Regina – Rua da Penha esquina com a Rua Bom Retiro
17h – Academia de Ginástica ao ar livre na Praça do Ginásio de Esportes do Dom José – Rua Lorena

Domingo – 21/12
10h – Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santo Eduardo – Rua Franca, s/n

----
Compartilhe nas redes sociais