Prefeitura leva serviços gratuitos ao Jd. Mimás

17/11/2014 - 0:00
Prefeitura leva serviços gratuitos ao Jd. Mimás

A Prefeitura de Embu das Artes esteve presente domingo, 16/11, no Jardim Mimás com mais uma edição do Cidadania em Ação, projeto onde diversos serviços gratuitos são ofertados pelos bairros da cidade. A ação foi duplamente comemorada pelos moradores que na ocasião, inauguraram juntamente com o prefeito Prefeito, o Terminal Municipal de Transportes Spencer Cesário de Oliveira e a Praça de Esportes e Lazer do Jardim Mimás.

A partir das 9h da manhã os munícipes puderam pegar senhas para usufruir de serviços oferecidos pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social, Governo, Gestão de Pessoas, Esportes e Lazer, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Trânsito e Transportes, Assuntos Jurídicos, Turismo, Cultura, Obras, Ouvidoria e Pró-Habitação.

Veja um pouco do que rolou:

Saúde

Edilene Sacramento sentiu tranquilidade após a sessão de meditação: “Pude prestar mais atenção em mim, no meu corpo e mente, com a respiração e a indução. Vou tentar tornar isso um hábito no meu dia a dia”.

Lian gong é uma ginástica terapêutica chinesa, comumente praticada em locais públicos no Oriente, e chamou a atenção de duas irmãs, moradoras do Jd. Mimás. “Tive uma sensação de alívio após a vivência, disse Normalice Nascimento Lima. “Curioso, senti alterações relaxantes nos braços e pés”, declarou Luciana Nascimento Lima.

Um das participantes estava com uma forte dor de cabeça: “Não estava bem, me incomodava, mas, no decorrer da aula, ela foi diminuindo até sumir”, falou Ana Maria de Azevedo, que pretende praticar lian gong nas suas horas vagas e ensinar suas colegas.

As terapias foram orientadas pela psicóloga, Keith Laura Miranda, e pela auxiliar de enfermagem, Lígia Xavier, que ministram aulas todas as quintas-feiras, às 8h, na UBS Vista Alegre. “É uma prática de prevenção de saúde que objetiva restabelecer o indivíduo de forma global, ao contrário da medicina do Ocidente, que se divide em especialidades para tratar o ser humano”, afirmou Keith. Segundo ela, são atividades tão simples que têm gerado resultados positivos em pacientes com hipertensão, diabetes e depressão.

“Medi pressão e vi meu peso, está tudo ok”, garantiu José Maria de Oliveira, ao sair da avaliação médica. Ele está desempregado e ainda agendou uma entrevista para uma vaga de trabalho, depois que passou pela tenda da Assistência Social. “Não teria tempo de procurar essa oportunidade durante a  semana, se não acontecesse essa ação aqui hoje”, completou.

Assuntos Júridicos

Leandro de Paula foi tirar dúvidas no Procon sobre o pagamento de débitos com uma loja de eletrodomésticos e recebeu orientações animadoras: “Pretendo quitar minha dívida e não consegui negociar com a empresa uma diminuição do valor que devo pagar, mas levarei todos os documentos nessa semana ao Procon do Centro para que avaliem se é possível requerer uma redução do valor à loja”.

Assistência Social

Apesar da pouca idade, Sillas Breno Silva Almeida já pensa no futuro. O jovem de 15 anos, que já trabalhou com estamparia, procurou a tenda da Assistência Social para emitir sua Carteira Profissional: “Eu estou no 9º ano do ensino fundamental e participo do programa Jovem Aprendiz, lá recebo orientações sobre como me portar em entrevistas de emprego e no mercado de trabalho, vim tirar a carteira profissional, pois em breve pretendo arrumar um novo  emprego”.

Para Maria Aparecida Moraes Barreto o serviço foi completo, além de desfrutar do novo espaço de lazer do bairro ela levou os filhos Nathany (10), Kawany (6) e Anderson (4) para cortar o cabelo: “É ótimo ter uma opção de lazer pertinho de casa, a gente trabalha tanto, nos finais de semana as crianças cobram um pouco de diversão. Trouxe os três para cortar o cabelo, agora vou percorrer as outras tendas e ver o que mais tem para fazer”.

Sheila Barbosa de Araujo também não perdeu a oportunidade de cuidar da beleza, e fez as unhas enquanto o filho aprendia sobre segurança no trânsito: “Fiquei sabendo do Cidadania através do meu filho, que estuda na E. M. Janaina, enquanto ele brinca na Cidade do Trânsito eu aproveitei para fazer a unha, ficou muito bom, serviço aprovado”.

Trânsito e Transporte

Veja aqui o vídeo da Cidade do Trânsito

Daniela Lopes Nogueira é moradora do Jardim Mimás há 27 anos, foi acompanhar a inauguração do Terminal Municipal de Transportes e aproveitou para ensinar um pouco mais sobre segurança no trânsito para a filha Ana Júlia (5), que participou da Cidade do trânsito, por onde passaram mais de 200 crianças: “Achei tudo muito legal o Terminal, a Praça, a pista de caminhada, com certeza os novos equipamentos tornarão a rotina dos moradores mais segura. A Ana é uma criança consciente, desde pequena ensinamos a ela sobre as responsabilidades, a Cidade do Trânsito vem complementar esses ensinamentos”.