Prefeitura mobiliza funcionários para atender vítimas das chuvas

28/12/2015 - 0:00
Prefeitura mobiliza funcionários para atender vítimas das chuvas

A Prefeitura de Embu das Artes está nas ruas para atender as vítimas da forte chuva que atingiu a cidade no sábado, 26/12. Até o momento, 60 famílias do Centro, Jardim Novo Embu, Jardim Silvia, Itatuba e Pq. Industrial, foram atendidas pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

O trabalho começou no momento da chuva, se estendeu por todo o domingo e continua nessa segunda-feira, 28/12. As famílias atendidas receberam alimentos, cobertores, colchões e produtos de limpeza.

As vítimas tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil e estão abrigadas na casa de amigos e familiares. Aproximadamente, 100 funcionários da Secretaria, incluindo a secretária Roberta Santos, estão envolvidos na ação, juntamente com os secretários Paulo Giannini (Governo), Nelson Pedroso (Obras), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Amarildo Gomes de Oliveira (Serviços Urbanos), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Maria Emília dos Santos (Controladoria), Edson Bezerra (Gestão Democrática), Clovis Cabral (Chefia de Gabinete), Paulo Oliveira (Esportes), Alan dos Reis (Cultura), Francisco Carlos (Trânsito) e José Roberto Jorge (Finanças). Membros da Defesa Civil e funcionários das Secretarias de Obras, Trânsito e Transporte e Meio Ambiente também estão intervindo nos pontos atingidos. Somente o Serviços Urbanos foi para as ruas com 60 homens.

Uma equipe com 12 homens está empenhada na manutenção da Av. São Paulo, no Centro da cidade, o asfalto e os decks que permeiam a via não foram prejudicados, mas muitos bloquetes de alguns trechos de passeio foram arrancados e cerca de 3m de calçada desabou para dentro do córrego. Quem passa pelo local nota uma grande quantidade de barro, madeiras, bloquetes soltos, pedaços de árvores, pedregulhos, pedras maiores (com cerca de 1m de diâmetro) e lixo.

A Secretaria de Serviços Urbanos também está agindo na limpeza das Av. Elias Yazbek, próximo ao PS Central, Candido Portinari e Quirino da Silva, onde a água chegou a cerca de 80 cm de altura, atingindo pontos comerciais da região. Apesar do susto, a água não invadiu às instalações do Pronto-Socorro e o atendimento está sendo realizado normalmente.

Agentes de trânsito controlam o fluxo de veículos na Av. João Batista Medina, que está com uma das faixas parcialmente obstruída, na altura da Vereda das Figueiras, por conta do deslizamento de terra, mas segundo informações da Secretaria, com exceção da rua Vereda das Tulipas esquina com rua da Repartição, não temos mais nenhuma via 100% interditada na cidade. Mesmo assim, a orientação é para que os motoristas diminuam a velocidade onde ainda houver barro na pista e mantenham distância do carro da frente para evitar acidentes na hora da frenagem – o barro faz o carro deslizar.

A limpeza na sede da Prefeitura continua mas, devido à perda de equipamentos eletrônicos,  o atendimento ao público só deve ser restabelecido na segunda-feira, 4 de janeiro.

Veja a situação de outras vias:

Desobstruídas e com trânsito livre nos dois sentidos, apesar de em alguns pontos ainda estar sendo feita a limpeza e em outros ela ainda será realizada: Keishi Matsumoto, Elias Yazbek, Rua rio Grande do Norte e Andronico dos Prazeres Gonçalves (sede da Prefeitura), Paulo Du Valle (Caixa) e Maria Ferraz Prado.