Prefeitura promove intercâmbio entre profissionais da saúde mental

30/03/2015 - 0:00
Prefeitura promove intercâmbio entre profissionais da saúde mental

Oito meses após o início do primeiro intercâmbio de saúde promovido na cidade a Secretaria de Saúde de Embu das Artes envia os primeiros profissionais de saúde do município para outros estados. Os técnicos visitarão as cidades de Araçuaí (MG), Eunápolis (BA), Guapimirim (RJ), Moju (PA), Terezina (PI) e Torres (RS), que também já enviaram profissionais para Embu das Artes. A ação faz parte da rede preceptora, programa de Saúde Mental na Atenção Básica.

No decorrer dos meses em que o programa está acontecendo na cidade mais de 96 profissionais de saúde já passaram por Embu das Artes, a expectativa é que sejam 120 até o final do programa. Durante a estadia de 30 dias, os técnicos cumprem um amplo cronograma de capacitações, com objetivo de retornarem para as cidades de origem aptos a treinar mais servidores para atender pessoas com transtorno mental e oferecer tratamento fora de manicômios.

A proposta do intercâmbio, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo Municipal, é a troca de experiências entre as equipes, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de cada localidade, compartilhando a produção coletiva de conhecimento.

Durante a visita aos seis municípios, os técnicos embuenses realização oficinas de atualização de 40 horas/aula em cada um deles.  Os primeiros profissionais devem ir em abril para o município de Torres, onde permanecerão durante uma semana.

Segundo Kátia Paiva, coordenadora de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, não é de agora que Embu das Artes tem investindo na saúde e saúde mental: “Há algum tempo a cidade vem trabalhando a necessidade da inclusão social e os direitos sociais de pessoas com transtornos mentais. Isso acaba refletindo quando mostramos para o País a experiência exitosa que estamos tendo aqui, considerando a perspectiva do território de saúde coletiva”.

Saúde mental em Embu das Artes

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde, atende mais de 7 mil pessoas, através do Programa de Saúde Mental na Atenção Básica de Embu das Artes, que é referência nacional. Esse atendimento é feito por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Centros de Convivência, das Unidades Básicas de Saúde e Redução de Danos, em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental.