O prefeito Prefeito recebeu na terça-feira (18/3), em seu gabinete, integrantes da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (Uniesp), que apresentaram ao Governo uma proposta para a implantação de um campus ou curso de “graduação de pedagogia” em Embu das Artes.
A intenção da gestão municipal é atender ao compromisso firmado com os funcionários da rede municipal de ensino de dar às Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) a oportunidade de terem essa formação, exigida para o cargo de professor.
O Projeto de Lei criado por Prefeito em 2013 passou a considerar as ADI´s, com licenciatura plena em Pedagogia, como Professoras de Desenvolvimento Infantil (PDI), sendo enquadradas no Plano de Carreira do Magistério Municipal e que terão gradativamente, até 2016, os salários equiparados aos dos professores (PEB I). Atualmente, há neste contexto 182 profissionais que poderão ser inseridas nessa Lei se concluírem o curso.
As alunas teriam a vantagem de estudar num local dentro da cidade, mais próximo de suas casas, com mobilidade rápida e sem tráfego intenso. A ida para outras cidades causaria muitos transtornos.
Sobre os custos, os interessados precisariam preencher alguns pré-requisitos para conseguir um financiamento diferenciado via Uniesp.
Para Prefeito, os passos a serem seguidos são: estudar as formas de trazer essa estrutura para a cidade e encontrar um prédio adequado, aprovar um convênio entre Prefeitura e Uniesp na Câmara dos Vereadores e realizar um ato de apresentação do projeto às ADI´s.
“Vislumbra-se a possibilidade de início de uma turma semestral no mês de agosto deste ano”, declarou o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis.
Vendo mais adiante, o prefeito sugeriu à Uniesp ampliar sua atuação em outras áreas do conhecimento, como gestão pública, com cursos voltados aos servidores públicos das oito cidades que compõem o Conisud. “A expectativa é agregar a experiência a outras prefeituras e aos funcionários que queiram se aperfeiçoar”, sugeriu ele.
Prefeito ficou satisfeito com a apresentação séria, objetiva e transparente da Uniesp, que foi representada pelo diretor geral da unidade Butantã, Silvio de Jesus Mota, pelo coordenador de Projetos Sociais Docente, Evandro Luiz Soares Bonfim, e pelo coordenador de Projetos Sociais, Johnatan Lima.
A entidade atua junto a escolas públicas, governos e prefeituras e pauta a sua atuação com base nos conceitos de vocação para o ensino, por meio de uma educação solidária ministrada nas mais diversas áreas, cursos e habilitações.
Sua responsabilidade é proporcionar o ingresso de um público de baixa renda no Ensino Superior, por meio de convênios firmados com instituições de renome, de parcerias e de programas e projetos sociais.
Saiba mais sobre a instituição em www.uniesp.edu.br
Participaram da reunião o secretário de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa, Marcos Rosatti, e sua adjunta, Debora Kawamura, além do assessor técnico de Planejamento Estratégico, Oderlan Pereira, e da coordenadora de Projetos Pedagógicos, Lídia Balsi (ambos da Educação).