Prefeitura tem cadeira no Conselho Regional de Segurança Alimentar

02/10/2017 - 11:32
Prefeitura tem cadeira no Conselho Regional de Segurança Alimentar

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA participaram no dia 28/9 da eleição da Comissão Regional de Segurança Alimentar – CRSAN da Grande São Paulo.

Vale lembrar que o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA/SP é um órgão de assessoramento ao Governo do Estado e, a partir dele, foram criadas 16 Comissões Regionais com o objetivo de focalizar a discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, ampliando o conhecimento da realidade regional, possibilitando a elaboração de propostas de forma participativa e respeitando a peculiaridade local.

Cada Comissão terá composição de 1/3 de representantes do Poder Público e 2/3 de representantes da Sociedade Civil organizada. O mandato dos membros da Comissão Regional será de 2 anos e considerado serviço voluntário de relevante interesse público, sem qualquer remuneração.

Dessa forma, Embu das Artes conseguiu eleger seus 3 representantes, sendo 2 da Sociedade Civil e 1 do Poder Público. Esse fato é histórico para o município, tendo em vista a importância da participação na Comissão, já que deverá fortalecer o acesso ao direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional das famílias embuenses em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, assim como aprimorar os conhecimentos dos representantes para reproduzi-los aos munícipes, associações credenciadas e serviços como o Banco de Alimentos e o Restaurante Popular.

De acordo com o CONSEA/SP,  a Comissão Regional de Segurança Alimentar da Grande São Paulo é constituída por 38 municípios. São eles: Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.