Pregão eletrônico comemora 1 ano no Embu, gerando economia

Quando implantou o pregão eletrônico em outubro de 2006, a Prefeitura de Embu promoveu mais um importante avanço na modernização administrativa, uma das marcas do governo Prefeito. O sistema de compras via internet gerou no período uma economia de aproximadamente R$ 700.000, o equivalente a uma redução de 22,07% nos gastos. Com ele, a administração municipal ampliou o leque de fornecedores, agilizou processos, deu mais eficiência e, principalmente, transparência às compras públicas.

A partir de um acordo de cooperação técnica assinado em maio do ano passado, a Prefeitura utiliza a plataforma do sistema informatizado de licitações do Banco do Brasil sem qualquer custo. A disputa é aberta às empresas cadastradas no sistema Licitações-e do banco, que reúne atualmente mais de 60.000 delas em todo o país. A empresa vencedora só é identificada após ser dado o lance final, de menor valor. Qualquer pessoa interessada pode acompanhar o pregão, basta ter acesso à internet. Além disso, ao acessar a página do Pregão Eletrônico no portal www.embu.sp.gov.br, o usuário tem disponível a ata da licitação e o relatório da disputa, entre outras informações.

O pregão eletrônico reduziu o número de cartas-convites (modalidade tradicional de aquisição de produtos e serviços no setor público) e conseqüentemente das compras presenciais, que exigem a presença do fornecedor na sede da Prefeitura e podem limitar a participação das empresas. No ano passado foram expedidas 120 cartas-convites e realizados 12 pregões em apenas dois meses. Já de janeiro a novembro de 2007, aconteceram 66 pregões eletrônicos e as compras presenciais diminuíram 50%. De acordo com o setor responsável, toda compra que for de fácil descrição é feita através do pregão eletrônico e a aquisição de grandes volumes por este sistema provoca uma redução média de 25% no valor do produto.