Procon: cidade será piloto em ação pelos direitos do consumidor

07/08/2017 - 17:05
Procon: cidade será piloto em ação pelos direitos do consumidor

No dia 31/7, o diretor do Procon de Embu das Artes, Erico de Melo, foi convidado para ministrar uma palestra na Fundação Procon de São Paulo, na capital paulista. A palestra apresentou jogos que, de forma lúdica, mostram os direitos do consumidor. Embu das Artes será o município-piloto dessa ação.

“A Fundação Procon sempre ministra palestras nos Procons das cidades, desta vez foram eles que receberam a palestra. Isso é extremamente positivo para nós”, disse o diretor. A ideia é levar os jogos para todos os espaços públicos como escolas, ginásios de esportes, para apresentar a educação financeira para todos de forma mais simples e compreensível.

O diretor do Procon é formado em Direito, mestre em Direitos Humanos Internacionais. Durante o estágio do mestrado, participou junto com a equipe de uma ONG do País de Gales, de uma expedição aos Balcãs (nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, República da Macedónia, Montenegro, Sérvia, Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu, Croácia, Romênia, Eslovênia e a Áustria. O termo deriva da palavra turca para montanha e faz referência à cordilheira dos Bálcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar Negro). A expedição era para desenvolver jogos, atividades lúdicas e esportes para crianças de abrigos, deficientes e jovens em liberdade assistida.

Quando voltou, baseado no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que fala sobre o Direto de Brincar, Érico resolveu escrever sobre o assunto em sua dissertação, que fala sobre o impacto do brincar na vida das crianças e como ela deve ser assegurada como um direito. A Fundação Procon tem uma Diretoria de Estudos e Pesquisa e, conhecendo o histórico do diretor, solicitou a palestra para treinar os membros dessa diretoria com os jogos direcionados para o Procon. A coordenadora da sede em Embu das Artes, Maria Aparecida de Oliveira, também participou do encontro.