Professores da rede participam de formação com o Instituto Criança é Vida

30/09/2015 - 0:00
Professores da rede participam de formação com o Instituto Criança é Vida

A Secretaria de Educação realizou dia 30/9, no Pq. Francisco Rizzo, mais uma formação continuada, desta vez com seus professores das creches próprias e conveniadas e da educação infantil, intensificando o trabalho que vem sendo realizado com a orientação do secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis. O encontro foi realizado em parceria com o Instituto Criança é Vida, organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos para atender ao que médicos e psicólogos consideram o básico para a prevenção de doenças e para o bom desenvolvimento de bebês e crianças. O grande foco dos projetos é a saúde física, emocional e social da criança. Esse é o segundo encontro sobre o tema e contou com a participação de aproximadamente 40 professores.

O Instituto realiza formações por faixa etária. O programa apresentado compreende os pequenos de 0 a 3 anos, intitulado “Criança é Vida – Bebê”, que tem como foco propiciar conhecimento sobre momentos decisivos do desenvolvimento emocional e social dos bebês a partir do reconhecimento da importância do vínculo na primeira infância, fazendo com que cuidadores e pais tenham consciência da importância de seus cuidados, adquiram novas competências relacionais com os bebês e ampliem a sua compreensão do que é a vida emocional de um bebê nos primeiros 24 meses; e “Criança é Vida – Criança”, que tem por objetivo transformar crianças em pequenos agentes de mudança de sua própria realidade.

“A formação de hoje é, na verdade, um relato de como foi a multiplicação das informações passadas pelo instituto no mês de agosto, na primeira etapa. Além disso, os professores também falaram sobre a construção do portfólio com as atividades implementadas, é uma troca”, disse a assessora Educacional e Administrativa Lídia Balsi. A Secretaria de Educação da cidade atende hoje, 5.218 nas creches (crianças de 0 a 3 anos) e 6.475 nas fases IV e V.

Segundo a assessora, é possível notar como as crianças realmente se tornam o ponto de mudança dentro de suas casas e na própria sociedade: “É interessante perceber, por exemplo, que elas estão mudando hábitos alimentares dentro de suas casas. A rede municipal serve uma merenda muito variada, mas usar os alimentos dentro das vivências faz com que elas queiram levar aquilo para os seus próximos experimentarem”, relatou. "O objetivo é fortalecer o acompanhamento do trabalho pedagógico na rede a partir das formações com os professores", contou a coordenadora de Orientação e Acompanhamento Pedagógico, Luciane Cavallieri.

Efetivamente, o instituo apresenta conceitos trabalhados no dia-a-dia dos educadores, das crianças e das famílias. Ensina a relembrar momentos da infância ou aprender a brincar junto, seja de amarelinha, casinha, peteca ou pião. A reflexão feita entre os  educadores leva a uma percepção melhor e maior do desenvolvimento da criança. “Levamos para a escola uma experiência vivida, construída também através da troca entre os parceiros e, de forma geral, entra como orientação para as famílias”, disse Lídia. Todas as capacitações oferecidas são gratuitas e apostiladas.