Programa Jovem Aprendiz inclui socialmente 140

10/05/2007 - 0:00
Programa Jovem Aprendiz inclui socialmente 140

Garantir a autonomia da juventude. Este é um dos principais objetivos do Centro de Referência da Juventude que acaba de proporcionar oportunidade para 140 jovens do município, com idade entre 14 e 24 anos, através do Jovem Aprendiz, que substituiu o Centro de Integração da Criança. O programa consiste em oferecer, durante um ano, formação teórica e prática, que incluem cursos de Informática; noções gerais de rotina de trabalho; apoio à elevação da escolaridade (reforço em redação, leitura, conhecimentos gerais e matemática); cidadania, ética e valores humanos; curso semi-profissionalizante em uma área específica; vivência em ambiente de trabalho nos órgãos públicos ou empresas que desenvolvem plano de aprendizagem. Além disso, todos os participantes recebem uma bolsa- auxílio de meio salário mínimo e gratuidade no transporte municipal no período de formação. No total, serão 20 horas semanais, divididas em oito teóricas e doze práticas.

O programa recebeu 4230 inscrições. Destas, apenas vinte não estavam dentro do critérios estabelecidos e para que a seleção fosse a mais justa possível, assistentes sociais e psicólogas visitaram 260 domicílios para atestar a condição de cada candidato. Somente após este trabalho, foi possível chegar ao número de 140 participante. Para o coordenador do programa, Edvaldo Mariano Silva, estes aprendizes estarão ampliando o nível de informação e investindo na sua auto-estima, autonomia, responsabilidade e cidadania, além de diminuir sua vulnerabilidade aos fatores de risco.

Representantes das entidades Capital Social, Sociedade Ecológica Amigos de Embu e Casa Brasil do Parque Pirajussara, apoiadoras da iniciativa, acompanharam a cerimônia de boas-vindas dos jovens, na última sexta-feira, 4 de maio, no Auditório da Prefeitura.