Programa Ponto MIS divulga agenda de agosto

10/08/2021 - 12:50
Programa Ponto MIS divulga agenda de agosto

A Secretaria de Cultura de Embu das Artes continua participando do Programa Ponto MIS, uma extensão do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo estadual. O programa de circulação e difusão audiovisual visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. São 50 vagas em cada uma das duas oficinas, que terão três encontros de duas horas (19 às 21h), via plataforma Zoom. Pode participar o público em geral interessado no tema, conforme classificação de cada atividade.  O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, bem como o certificado.  Inscrições aqui.

Programação:

16, 18 e 20 de agosto
Documentários Domésticos com Lucas Gervilla
Classificação: 16 anos

Sobre a oficina
Documentários Domésticos é uma mini-curso com 6 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa -respeitando as orientações de distanciamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.

Sobre o professor
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo  Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragem, “Ruinoso” e “Fora da Capital”.

24, 26 e 27 de agosto
Fotógrafos Asiáticos com Melissa Szymanski
Classificação: 14 anos

Sobre a oficina
Fotógrafos Asiáticos, propõe expor a importância nas artes visuais e por consequência, na fotografia desses fotógrafos geniais e suas características ímpares. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.

Sobre a professora
Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.