Projeto Câmara Itinerante promove a consciência política à estudantes da rede municipal

Sandra Martins
10/10/2023 - 12:13
Foto: Equipe PMETEA

A Secretaria de Educação, por meio do setor de Programas e Projetos em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes, participou do Projeto Câmara Itinerante, iniciativa que visa estreitar os laços entre a comunidade e seus representantes através do ambiente escolar. A ação reuniu educadores das escolas EM Profº Paulo Freire e EM Profª Valdelice Aparecida Medeiros Prass, e gestores técnicos da Secretaria.

O principal objetivo do Projeto Câmara Itinerante foi fomentar a participação cidadã, fortalecer a conscientização política e proporcionar uma maior compreensão do papel dos cidadãos na democracia, especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental II. A iniciativa buscou aproximar os estudantes da realidade política, estimulando o interesse pelo tema e promovendo debates construtivos sobre cidadania e a importância da educação política para os alunos.

Eleição dentro das escolas

Após a formação com os professores, os estudantes participaram do projeto “Vereador Mirim” onde aprenderam mais sobre as leis, regras do processo eleitoral e criaram suas próprias propostas. Em cada uma das escolas foi realizada uma eleição com a participação de todos os alunos que utilizaram urnas eletrônicas e voto por meio e cédula.

Os estudantes eleitos visitaram a Câmara e participaram de uma sessão. Após a visita aconteceram plenárias nas escolas com a participação dos vereadores da cidade onde foram apresentadas as propostas dos estudantes.