Projeto leva técnica teatral à rede de ensino de Embu

27/03/2008 - 0:00
Projeto leva técnica teatral à rede de ensino de Embu

Uma grande roda humana se formou no Auditório da Prefeitura de Embu na tarde de sábado (15/3). Nela, 85 pessoas de todas as idades, estudantes artistas, professores de escolas municipais, estaduais e particulares das redes de ensino de Embu, uniram-se para dar início a um projeto diferenciado e ousado que une a técnica teatral à educação.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através do Núcleo Arte, em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) e patrocínio da Fonte dos Jesuítas lançou o projeto Teatro na Educação. Por meio de oficinas semanais e workshops quinzenais, sempre aos sábados até 31/5, os participantes inscritos terão formação técnica gratuita com uma equipe de destacados profissionais das artes cênicas no Brasil. Dramaturgia será ministrada por Ana Paula Cassetari; Cenografia e Adereços, Luis Carlos Laranjeiras; Sonoplastia, André Omote; Técnica Vocal, Alexandre Miano; Figurino, Alberto Adonay e Iluminação, por Aline Santini. O primeiro workshop tratará de dramaturgia e acontecerá no próximo sábado, 29/3, às 10 horas.

Após colocarem a mão na massa, aprendendo tudo o que envolve o teatro, os participantes vão passar à prática na montagem de O Pneu e a Nascente, peça de temática ambiental de Ana Paula Cassetari, prevista para estrear em junho. De acordo com o Núcleo Arte, a parceria com a SEAE visa a despertar um olhar para a importância da conservação das áreas verdes como forma de garantir a presença da água na vida de cada um. Na visão da entidade presidida por Leandro Dolenc, ao completar 36 anos a SEAE vê no projeto a realização de um sonho construído junto com a rede de Educação de Embu: buscar despertar nas pessoas o amor e o cuidado com o nosso planeta.

Multiplicar o aprendizado
A roda formada pelos participantes do Teatro na Educação reuniu estudantes de teatro que querem se aperfeiçoar, professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Movimento de Alfabetização (MOVA), entre outros. Os motivos para participar do projeto são vários, mas o objetivo comum, principalmente dos educadores, é um só: multiplicar, transmitindo nas comunidades onde atuem o que aprenderam. Para a secretária de Educação Rosimary Mendes Matos, idealizadora do Núcleo Arte, o projeto reflete a importância da participação de todos na educação. “A roda é o melhor jeito de trabalhar porque fortalece o outro e nos fortalece. E o que vemos é que em toda a rede, em todo lugar, tem pessoas que gostam e acreditam na educação”, constatou.

O projeto tem a coordenação geral de Elaine Baron e Silvana Morgana, do Núcleo Arte. Sob a orientação de Bia Curado, professora de teatro e atriz ligada à Unicamp, as oficinas serão palco para que os participantes do Teatro na Educação exercitem o aprendizado. Na primeira delas, os resultados já foram surpreendentes. Num exercício de improvisação, mesmo a professora deixando claro que aqueles que preferissem não atuar, poderiam assistir, todos, sem exceção, participaram. “Me surpreendeu o número de inscritos. Imaginamos um projeto pequeno, que nasceu de um jeito e ficou de outro”, afirmou Bia, surpresa também pela vontade de aprender demonstrada pelos participantes. Acompanhando o início das atividades, o prefeito Prefeito demonstrou satisfação com o envolvimento de todos. “Este projeto comprova mais uma vez o que defendemos: quando se dá oportunidade de aprender para todos, as pessoas progridem e o país também”.

Tags: