Rede Cidadã apresenta projeto de formação integral para jovem aprendiz

25/10/2018 - 10:00
Rede Cidadã apresenta projeto de formação integral para jovem aprendiz

No dia 18/10, a equipe da ONG Rede Cidadã fez uma apresentação do seu projeto na Fábrica de Empregos, em Embu das Artes, com o tema “Aumento dos resultados sustentados pelo desenvolvimento sócio comportamental”, por meio de um encontro com jovens, munícipes e empresários da cidade, com a intenção de mostrar sua proposta para formação de jovens aprendizes no município e tentar estabelecer futuras parcerias entre ela, a Prefeitura e empresas.

A Rede Cidadã é uma organização social sem fins lucrativos que criou a metodologia “Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR)” que, baseada na força de parcerias (empresas, voluntários e organizações), forma uma rede colaborativa que direciona recursos humanos, físicos, financeiros e sociais para o progresso individual, fomentando a cooperação entre os setores público, privado e social com a intenção de realizar ações para a geração de trabalho e renda. Ela mantém parcerias com empresas como Natura, Renner, TAM, Coca-Cola, entre outras.

A entidade criou o “Programa Aprendizagem Profissional” que objetiva o desenvolvimento pessoal e profissional do jovem de forma integrada, unindo vida e trabalho num só valor. O programa se desdobra em 4 fases: formação inicial, encontros pedagógicos, prática na empresa e compromisso com a empregabilidade. Ela também estimula a cidadania, a inteligência emocional e o espírito empreendedor, como condições de transformação social contínua nas regiões onde atua.

O diretor executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves, disse que a instituição aposta no trabalho como fonte de vida e condições básicas para as pessoas se tornarem sujeitos de sua história e alcançarem sua autonomia, direitos e cidadania. “A metodologia da Rede Cidadã tem em suas concepções o aprendizado dos jovens na integralidade corpo, mente e emoções, para que alcancem resultados”, declarou.

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Paulo Vicente dos Reis, afirmou que a diretriz do Governo Municipal é estabelecer parcerias sólidas como estas, que é consequência de um trabalho de um ano e meio de pesquisa, para buscar uma aliança estratégica para atender as necessidades dos jovens de Embu das Artes. “A procura do primeiro emprego e a necessidade dos empresários foram aspectos fundamentais para nos aproximarmos de uma instituição formadora que visa desenvolver integralmente o jovem, como se propõe a Rede Cidadã”, revelou o secretário.

“Essa reunião foi de fundamental importância para ampliarmos a visão que temos sobre a demanda dos jovens e promovermos a criação de possibilidades para eles”, apontou o empresário Edvaldo dos Santos Costa, da Djamaro, que aderiu à proposta apresentada.

“Saio deste encontro bastante otimista e, como jovem empresário, vejo a possibilidade de empregabilidade para essa juventude e, por essa razão, marcaremos uma conversa para viabilizar e contribuir com o projeto”, disse Willian Lopes da Silva Jr., da New Visual Hair.

Estiveram presentes para o lançamento representantes das empresas ABA Motors, Casa Blanca Materiais de Construção, Cesta Básica Santa Tereza, Djamaro, Fábricas de Ideias, Padaria Casa Nossa, Sansuy S/A Indústria de Plásticos, Tópico, Grupo Alfhas, Arte & Leve Materiais de Construção e New Visual Hair, além da Associação Comercial de SP e Região Noroeste, lideranças comunitárias, servidores e munícipes.

Formaram a mesa solene: secretário municipal Paulo Vicente dos Reis, o secretário adjunto Dedé e a diretora de projetos e convênios Luciane Cavalhieri (Trabalho e Emprego); vereador Carlinhos do Embu; Willian Lopes da Silva Jr. (New Visual Hair); Edvaldo dos Santos Costa (Djamaro); José Castro Barbosa (Sansuy) e Joel Milagres Viana (Casa Blanca Materiais de Construção). A apresentação de música instrumental foi de Bruno Oliveira da Silva e Fábio Santos Junior, alunos do Centro de Referência da Juventude (CRJ). A Padaria Casa Nossa apoiou a realização do evento.