Região do Jd. Sto. Eduardo comemora abertura de agência da CEF

Jesus Marino talvez seja um dos primeiros moradores do Jardim Santo Eduardo. Olhando um dos painéis que decoram o interior do prédio da Agência Nova Embu da Caixa Econômica Federal (CEF) – uma reprodução fotográfica do Largo Nossa Senhora do Rosário em 1904 – ele comentou: "moro há 56 anos nesse bairro e é motivo de orgulho para nós termos um banco aqui". Realizada na sexta-feira, 24/3, a inauguração da primeira agência bancária da região limítrofe de Embu com São Paulo (a segunda da CEF em Embu das Artes), atraiu mais de 100 pessoas, dentre elas diversos moradores antigos. Terezinha Cordeiro, residente há 38 anos, fez questão de falar ao prefeito Prefeito: "eu gosto de morar no Embu porque aqui temos coisas que não teríamos se morássemos num bairro qualquer de São Paulo. A coleta de lixo, por exemplo, passa sempre na minha rua e numa ocasião como essa, sermos convidados é uma demonstração muito grande de respeito aos moradores".

Atrair novos investimentos e valorizar regiões esquecidas em gestões anteriores são compromissos de Prefeito que estão sendo cumpridos. "Desde 2001 temos o propósito de olhar tanto os bairros quanto o Centro de Embu, notadamente os excluídos. Em 452 anos de história e 47 de emancipação não se imaginava cinco anos atrás uma agência no Santo Eduardo com o porte dessa. Era um sonho mesmo. Este é um investimento de gente de coragem e que acredita no povo brasileiro. Certamente teremos no Embu mais investimentos", salientou o prefeito. Reforçando a atuação do Governo Federal em localidades menos favorecidas e confirmando com o secretário de Cidadania, Prefeito lembrou que o número de bolsas-famílias saltou de 2.400 para 6.400 no município.

A vinda do banco federal para a região é resultado de esforços conjuntos: da instituição, da administração Prefeito e da mobilização de moradores que, junto com os vereadores Natinha e Professor Toninho e líderes comunitários reuniram-se com a diretoria regional do banco. Segundo Paulo Galli, superintendente nacional de Desenvolvimento Urbano e Parceria, a agência Nova Embu sem dúvida será uma referência para o desenvolvimento da região. "Estamos gerando trabalhos diretos e indiretos e novos investimentos", salientou. Anália Silva, superintendente regional da CEF observou: "muitos bancos não se dispõem a investir fora dos grandes centros, mas a Caixa está aqui, como um banco que tem preocupação social". Segundo ela, a CEF precisa fazer negócios e gerar lucro e nada mais social do que o lucro para um banco público, pois é revertido para a população.

Além de todos os serviços bancários e terminais eletrônicos de atendimento, a agência Nova Embu conta um pouco da bela história de Embu das Artes. Ela é revelada nos painéis decorativos distribuídos nos dois pavimentos do prédio, selecionados com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O público convidado pôde conhecer o gerente geral, Wanderlei Cortez e sua equipe. Durante a inauguração foi anunciada a abertura da primeira conta-corrente de uma rede de supermercados regional. A cerimônia contou ainda com diversas personalidades: Roberto Terassi, vice-prefeito de Embu; os secretários Adaucto Durigan (Administração), Fernando Camargo (Finanças), Helton Rodrigues (Obras e Edificações), João Ramos (Meio Ambiente), Milton de Jesus (Serviços Urbanos e Limpeza Pública), Paulo Giannini (Governo), Renato Gonda (Turismo), Walter Rocha (Planejamento); a presidenta da Câmara Municipal, Maria das Graças de Souza e os vereadores Clidão do Táxi, Gilvan, Manoel Raymundo, Natinha, Nelson da Padaria, Pastor Edgardo, Professor Silvino e Professor Toninho. Prestigiaram o evento também Geraldo Junkal Junior, presidente da Pro-Habitação e Ana Maciel, gerente da CEF.

Tags: