Restaurante Popular comemora 2 anos de sucesso

29/08/2014 - 0:00
Restaurante Popular comemora 2 anos de sucesso

Com muita música e alegria, foi comemorado ontem, 28/8, o aniversário de 2 anos do Restaurante Popular Josué de Castro em Embu das Artes. Mais de 1.400 pessoas que passaram pelo restaurante puderam conferir a festa, com bolo, bexiga e parabéns a você tocado pela Banda Municipal. Durante a comemoração, foi anunciada uma novidade: a partir de 2 de janeiro de 2015, será servido café da manhã, de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30.

“Quando anunciamos que iríamos fazer o Restaurante Popular, teve dono de restaurante chique aqui no centro que fez até abaixo-assinado para que o projeto não fosse para frente. Mas isso é para o povo, para quem não pode gastar R$ 40 em um prato de comida, mas merece comer bem. O restaurante é uma conquista, que, além de atender toda a população, ainda beneficia o agricultor do Vale do Ribeira e toda a Cooperativa de Alimentos”, disse o prefeito Prefeito, que em seguida, puxou o coro de “Parabéns a você”.

A secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, citou a frase de Josué de Castro,  que inspirou o prefeito Prefeito a buscar recursos para tornar o sonho do restaurante popular em realidade: “Não se chegará jamais à paz com um mundo dividido entre a abundância e a miséria, o luxo e a pobreza, o desperdício e a fome. É preciso acabar com a desigualdade social”.

A comemoração contou com a presença do vice-prefeito Natinha, dos vereadores Rosana do Arthur, Clidão do Táxi, Gilson Oliveira, Gilvan da Saúde, Carlinhos do Embu, Edvânio Mendes, Jefferson do Caminhão, Luiz do Depósito, Júlio Campanha e o presidente da casa, Doda Pinheiro, o padre Pier Bellucco da Paróquia Santa Tereza, os secretários Francisco Iderval Teixeira (Jurídico), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Cristina Santos (Comunicação), Maria Emília (Controladoria), Paulo Giannini (Governo) e João Honório (Pró-Habitação), Cisnai Camargo (Coordenadoria do Restaurante Popular), Rinete Maria (Cooperativa de Alimentos de Embu das Artes e Paulo Cézar (Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social).

População aprova

“Todas as vezes que venho ao centro para fazer banco e resolver assuntos pessoais venho ao restaurante. A comida é maravilhosa. Só acho que o tempo que ele fica aberto é muito pequeno. Poderia ficar aberto até as 15h”, Ivânia Arruda, do Jd. Valo Verde.

“Sempre que posso almoço aqui. É uma alternativa à marmita e a comida é boa”,  Fábio Alves, do Ressaca.

“O restaurante é muito acessível, todos podem vir. A comida é muito boa”, Raimundo Nonato, Santo Eduardo.

“Todo mundo vem aqui, não é só quem é de baixa renda. A comida é maravilhosa, o serviço de primeira. Todos querem vir”, Juraci Iezzi, Taboão da Serra.

“Comi aqui hoje pela primeira vez e recomendo, gostei bastante”, Vanessa Souza, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

“Aqui serve a todos! Estou admirado com tanta dedicação. Tomara que se multiplique como a multiplicação de pães feita por Cristo!”, Padre Pier, Paróquia Santa Tereza.

“Boa comida, bom atendimento. O empreendimento foi acertado. Tenho uma microempresa na cidade e como aqui praticamente todos os dias. Esperamos essa qualidade em todos os setores, como a saúde e a educação”, Silvana Rossi, Itapecerica da Serra.

“Adoro vir aqui com meus amigos depois da escola, todo mundo pode pagar. Além de tudo a comida é uma delícia!”, Pedro Nogueira, Letícia Serman, Ester Maximiano, Arielly Martins e Jéssica Cavalcante, estudantes da E. E. Eulália Malta.

“Venho apenas para almoçar, pois é muito bom. A comida aqui é 10! O prefeito está de parabéns. Vim hoje sem saber que tinha esta festa maravilhosa. Foi uma grande surpresa!”,  Any Ferreira, Cotia.

O restaurante

A cozinha balanceada já provocou mudança de hábito em parte dos frequentadores. Em dois anos de funcionamento, algumas pessoas que antes cobravam mais frituras e carnes gordas aderiram ao prato light, com legumes e verduras. O restaurante é frequentado por um público heterogêneo, além daquele que é o principal foco do projeto (morador de rua, aposentados, desempregados). Surpreendeu a direção o alto número de jovens, estudantes e famílias.

Administrado pela Prefeitura de Embu das Artes em parceria com a Cooperativa de Alimentos de Embu Uniart & Sabor, que surgiu a partir de incubadora municipal de cooperativas, o Restaurante Popular abre de segunda a sexta, das 11 às 14h.

Restaurante Popular Josué de Castro
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114