Romaria encerra hoje, com festa

20/09/2010 - 0:00
Romaria encerra hoje, com festa

O prefeito Prefeito participou da abertura da 63ª Romaria de Embu a Pirapora do Bom Jesus – Novo Caminho. Como convidado de honra, o prefeito seguiu com os romeiros até a divisa de Embu das Artes–Cotia. A romaria, que saiu do Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320), às 6h30 do dia 18/9, retorna em 20/9. Depois da chegada da procissão dos romeiros, às 19h, haverá homenagens, show das duplas sertanejas Pedro e Bruno e Marcos Paulo e Mathias no estacionamento do Parque Rizzo, às 20h30, além de queima de fogos.

Cerca de 800 romeiros de Embu e de outras cidades da região participam da procissão a cavalo, em charretes, bicicletas, veículos motorizados e a pé. Todo ano, no terceiro fim de semana de setembro, os participantes da romaria, que é realizada com apoio do Governo da Cidade de Embu das Artes, percorre 46 km para participar da missa no Santuário de Pirapora do Bom Jesus.

A romaria a Pirapora, segundo um dos fundadores e Romeiro Mor Manoel Batista Medina, começou por iniciativa de um antigo morador de Embu das Artes, João de Morais. Ele rezou pela amiga doente Roberta Disidério. Ela não resistiu ao câncer e, após a morte dela, João convidou Manoel e outros cinco amigos para ir a Pirapora agradecer a graça alcançada, ou seja, abreviar o sofrimento da amiga. Com o tempo, outros moradores de Embu começaram a participar e surgiu a romaria.