Santa Luzia receberá obras

22/04/2010 - 0:00
Santa Luzia receberá obras
Acessibilidade

Pavimentação e calçamento da avenida Sete de Setembro começam dia 15 de maio e av. Cândido Mota Filho será revitalizada nos próximos meses

Uma antiga demanda dos moradores do Jardim Santa Luzia está prestes a ser atendida. Em maio começará o asfaltamento da avenida Sete de Setembro, onde fica a creche e a Associação Amigos do Bairro (SAB) Santa Luzia. Em reunião com os moradores na creche sábado (17/4), o prefeito Prefeito tratou do assunto e conversou a respeito de outras demandas.

O prefeito anunciou que a avenida Cândido Mota Filho, que atravessa os jardins Santa Luzia, Tomé e Sílvia, entrará em obras também em breve. “Já assinei o convênio e recebemos os recursos do governo federal. Estamos fazendo a licitação para contratação da empresa e a obra deve começar em 45 dias”, informou Prefeito.

Quanto à construção do posto de saúde que atenderá os três bairros, a dificuldade é obter a licença ambiental. Contíguo ao da Escola Municipal Mauro Ferreira da Silva, o terreno em que será feita a construção possui árvores nativas. Prefeito pediu a ajuda dos moradores, para que façam circular um abaixo-assinado com o maior número possível de assinaturas. O documento será encaminhado aos órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento. Segundo o prefeito, a verba já está reservada. Obtida a licença ambiental, a obra poderá começar imediatamente.

Pontos de ônibus bem estruturados também são reivindicados pela população. Prefeito informou que a Prefeitura comprará 100 abrigos de pontos de ônibus este ano, mas alertou: “Se é direito reivindicar, também é obrigação ajudar a tomar conta”, referindo-se ao vandalismo que destroi equipamentos públicos e prejudica a todos.

Prefeitura e comunidade juntas

Lideranças do bairro defenderam a mobilização dos moradores para somar esforços junto ao governo municipal. “Só uma pessoa sozinha não consegue, mas se o bairro se reunir vamos conseguir o que é prioridade”, disse Oscarina Alves Barbosa, presidente da SAB. “O Santa Luzia vai dar uma guinada, a gente confia”, afirmou Jomar Silva dos Santos, líder comunitário. Para Prefeito, prefeitura e comunidade juntas podem promover mais avanços. Ele observou que “nem tudo depende da prefeitura” e completou: “Devagarinho, com nosso esforço e a ajuda de vocês, vamos conquistando as coisas”.

Três mães de alunos portadores de deficiências reclamaram de dificuldades, principalmente no que diz respeito à locomoção de seus filhos, tanto pela má qualidade e falta de ônibus da linha intermunicipal Jardim Tomé-Clínicas – administrada pelo governo do Estado por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) – como pelo número insuficiente de veículos adaptados no serviço de saúde e na linha do lotação que atende o bairro. Além de marcar uma reunião com as mães em seu gabinete, o prefeito informou que as duas cooperativas de transporte municipal estão investindo na renovação da frota e ampliação do número de veículos adaptados. Já o antigo problema do transporte intermunicipal exige uma forte mobilização regional, que segundo o prefeito está sendo articulada. “Temos de aprender a cobrar de quem tem responsabilidade”, ressaltou.

----
Compartilhe nas redes sociais