Saúde da Família aumenta prevenção de hipertensão e diabetes

08/01/2015 - 0:00
Saúde da Família aumenta prevenção de hipertensão e diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde registra números significativos em relação ao controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Desde 2012, é crescente o acesso da população ao tratamento e prevenção das doenças, o que indica melhora da penetração do sistema público de saúde e aumento da conscientização dos pacientes sobre a necessidade de se cuidar.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2012, a Estratégia Saúde da Família (ESF) havia cadastrado no município 3.307 casos de hipertensão. Em novembro de 2014 foram assinalados 9.237. Com relação à diabetes, anotou-se 887 ocorrências (janeiro/2012) contra 2.706 (novembro/2014). A cobertura da ESF em 2012 era 28,20% e, atualmente, é de 35%. (Dados: Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB).

Muitas pessoas nem sabem que estão doentes e passam a se cuidar a partir do momento que tomam conhecimento. Há casos de pacientes que possuem forte predisposição para a doença, mas por se tratarem, não desenvolvem seus sintomas e vivem tranquilamente.

Além do tratamento com medicamentos, a Secretaria de Saúde enfatiza a importância do desenvolvimento de novos hábitos no dia a dia do paciente, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e diminuição do estresse.

Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estimulam atividades físicas entre os usuários, formando grupos para realização de caminhadas, meditação, ginástica terapêutica (lian gong) e dança, sob orientação de profissionais capacitados (Veja no fim da matéria locais que possuem atividades para promoção da saúde).

A força do Mais Médicos

Há um ano trabalhando no município, os médicos cubanos, pela sua perspectiva de atendimento integral, têm fortalecido essa visão do tratamento dos crônicos.

A equipe (Ministério da Educação) de supervisão do Programa Mais Médicos, que acompanha, orienta e mensura os trabalhos dos médicos cubanos, avalia que a ampliação da Estratégia Médico da Família e a presença dos estrangeiros têm multiplicado as informações sobre saúde aos pacientes nas UBSs de Embu das Artes. Eles recomendam a mudança de hábitos prejudiciais à saúde, fomentam a prática de exercícios físicos e a alimentação adequada para a prevenção de doenças crônicas.

Os cubanos são reconhecidos pelos pacientes atendidos como dedicados, comprometidos e acolhedores. Além disso, os profissionais absorvem com facilidade o conhecimento que lhes são passados e adquirem rapidamente consciência sobre a realidade local.

Tem que ter disciplina

Hipertensão e diabetes são as doenças que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí a importância de seguir as orientações médicas adequadamente.

A hipertensão não controlada é a fonte causadora de quadros graves como infarto, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e insuficiência cardíaca. No caso da diabetes, quem não faz o tratamento, corre riscos de problemas na visão, nos pés, nos rins, nervos e coração.

“É preciso seguir fielmente as orientações do médico”, disse a assessora de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marli Portante Watanabe, referindo-se a pacientes que complicam seu estado de saúde por não seguirem corretamente a prescrição médica.

“Algumas pessoas, por exemplo, trocam ou param de tomar a medicação ou suspendem o uso de insulina por conta própria. Aliados a isso, não fazem a dieta indicada, não se exercitam e não realizam exames periodicamente para checar a saúde. Isso agrava o quadro de saúde”, concluiu.

Locais com atividades de prevenção e promoção da saúde

UBS
Clique aqui e verifique as atividades disponíveis na Unidade Básica de Saúde da sua região.

Espaço Conviver
Clique aqui para se informar sobre as atividades.

Academias de musculação
– Complexo Poliesportivo do Jardim Independência (Rua Tomás Antônio Gonzaga, s/nº, tel. 4244-6894)

– Ginásio Municipal Hermínio Espósito (Al. Fernando Batista Medina, 120, Centro, tel.  4241-5131)

Bairros com academia públicas
Pinheirinho, Parque Rizzo, Santa Tereza, Independência, Vista Alegre, Batista, Moraes, Ísis Cristina, Pq. Pirajuçara, São Luiz, Santo Eduardo, Mascarenhas, Valo Verde (Praça Vereador Osmar Ferreira Meira), Valo Verde (rua São Geraldo), Jd. Mimás e Santa Emília.