Do tempo em que a cidade não tinha quase nada de serviços de saúde para a população até este momento fértil de obras inauguradas, como Unidades Básicas de Saúde, o Centro de especialidades Médicas do Vazame e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou em construção, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Santo Eduardo, Embu das Artes deu um grande salto na infraestrutura e qualidade de atendimento no setor. Na vistoria feita à nova sede do Samu e às obras em andamento da UPA e na inauguração do Centro de Especialidades Médicas Ivone Trindade, no Jardim Vazame, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou-se impressionado com os resultados de investimentos do governo federal no município.
“Temos no ministério três tipos de UPA. Embu das Artes criou um outro tipo, ampliando serviços”, disse o ministro. Adiantou que o governo federal vai liberar verba para construção de mais três UBSs para os bairros Santo Eduardo, Jardim Emília e Jardim da Luz. Destacou a importância do Programa Saúde Mais Perto de Você, do ministério, que adotou sistema para medir a satisfação do usuário, com destinação de mais verba aos municípios que atendem melhor a população.
O ministro anunciou investimentos de R$ 2,1 milhões para a construção das novas unidades, nas quais atuarão mais 11 Equipes de Saúde da Família (ESF). Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e as novas unidades fazem parte do Programa Brasil sem Miséria, novo modelo de atenção básica em saúde no País. Padilha também informou que as academias públicas hoje construídas pelos municípios passarão a contar com verba do governo federal.
SAMU chega à cidade
A Central de Regulação do Samu 192 em Embu das Artes será inaugurada no dia 30/7 e vai funcionar com três ambulâncias para atender ocorrências na cidade, sendo uma UTI móvel. Para a cidade, o novo serviço representa uma grande evolução no sistema de saúde. O antigo prédio de 1.500 m², da Rua Pataxós, 109, no Jardim Magali, doado pelo Condomínio Logístico Hines, das empresas Adidas, Decathlon, Wal-Mart e Droga Raia, foi adaptado e ampliado para receber a central de atendimento de urgência e emergência 24 horas. Ganhou estacionamento para ambulâncias com sinalização no solo, salas de conforto para médicos (serão 12, do total de 59 servidores), técnicos de enfermagem e condutores socorristas, novos banheiros e centro de descarte, com tanque para levar viaturas e pranchas. Para a construção da central, mobiliário e aquisição de tecnologia foram gastos R$ 274,7 mil. Além do atendimento local, o Samu atenderá, com nove ambulâncias, as cidades de Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra.
Centro de Especialidades Médicas do Vazame
O ministro da Saúde participou da inauguração do Centro de Especialidades Ivone Trindade, no bairro Jardim Vazame. Na ocasião, o prefeito Prefeito ressaltou a importância do primeiro centro de especialidades do município para a cidade.“Inaugurar este centro é resultado de um grande desafio para dar continuidade ao nosso programa de saúde”, disse o prefeito. Para o deputado estadual Prefeito, que compareceu à inauguração do Centro, a continuidade do trabalho iniciado em 2001 tem contribuído para o sucesso do governo Prefeito – que, antes de ser prefeito, ocupou os cargos de secretário de Cidadania e Assistência Social e chefe de Gabinete, de 2001 a 2008. “Temos insistido em dar nomes de pessoas da cidade, que colaboram para que Embu das Artes seja cada vez melhor, aos novos equipamentos”, disse o prefeito Prefeito, elogiando a atuação comunitária de Ivone Trindade, que foi liderança na pastoral do bairro.
Com cerca de 70 funcionários e gerenciado por Andrea Fonseca, o Centro de Especialidades, com 18 consultórios, já está atendendo das 7h às 19h nas especialidades de: cardiologia, otorrinolaringologia, pré-natal de alto risco, dermatologia, neurologia adulto, acupuntura, angiologia, colposcopia. Há ainda atendimento e pesquisa para anemia falsiforme (saúde da população negra), um serviço inédito na cidade. Em breve serão implantadas novas especialidades e procedimentos.
Atenção: para ser atendido no novo Centro de Especialidades, que recebe pacientes de todo o município, não é preciso ir até lá para marcar a consulta. Ela é agendada na unidade de saúde mais próxima da sua casa. O paciente só deve ir ao Centro de Especialidades no dia da sua consulta.
No mesmo prédio do Centro de Especialidades está instalada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Valo Verde, com atendimento das 7 às 17h, para atenção básica, a cerca de 8 mil pessoas. Possui duas equipes do Programa Saúde da Família (um médico generalista, uma enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde), para trabalhar a promoção da saúde a prevenção. Agentes comunitários de saúde iniciam o cadastro dos moradores, visitando residências do bairro. Depois de catalogados, os moradores do Valo Verde começam a ser atendidos pelas equipes de saúde.
Da visita ao Samu e às obras da UPA, além da inauguração do Centro Médico, também participaram os deputados federais José Mentor, João Paulo Cunha e Devanir Ribeiro, o deputado estadual Prefeito, a prefeita de Juquitiba, Cida Maschio, o prefeito, José de Jesus Lima, e o vereador Roberto Isidoro, de São Lourenço da Serra, o secretário de Saúde de Osasco, Gelson de Lima, os vereadores Silvino Bomfim (pres. da Câmara de Embu das Artes), José Proença, Arthur Almeida, Didi, Drª Beth, Gilvan da Saúde, João Leite, Júlio Campanha e Luiz do Depósito, e grande público de aproximadamente mil pessoas.