Saúde mental de Embu das Artes é referência nacional

18/09/2015 - 0:00
Saúde mental de Embu das Artes é referência nacional

A cidade atende mais de 7 mil pessoas através do Programa de Saúde Mental na Atenção Básica de Embu das Artes. Esse atendimento é feito por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Centros de Convivência, das Unidades Básicas de Saúde e Redução de Danos, em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental. O trabalho da cidade é referência nacional, tanto que a cidade foi convidada pelo Ministério da Saúde a colaborar na segunda edição do programa de intercâmbio de saúde “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)”.

Na primeira edição, Embu das Artes deu formação para 120 profissionais da área das cidades de Araçuaí (MG), Eunápolis (BA), Guapimirim (RJ), Moju (PA), Terezina (PI) e Torres (RS), após seus técnicos terem passado um mês em Embu das Artes para conhecer os métodos utilizados aqui. Leia e relembre.

A prefeita da cidade gaúcha de Torres, Nílvia Pinto Pereira, veio para encontro, realizado dia 17/9, na sede do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud),  e elogiou o trabalho desenvolvido pelos técnicos da prefeitura de Embu das Artes e salientou a necessidade de se mudar o paradigma da saúde mental, reforçando a política antimanicomial. Segundo ela, essa ação de capacitação fez com que a sua administração aumentasse o número de profissionais voltados para a saúde mental e priorizasse a integração com a atenção básica e outros serviços da cidade.

O encontro reuniu a coordenação da Atenção Psicossocial do município com as cidades que participaram desse intercâmbio para avaliar os resultados da capacitação. Ao fim do curso, todos retornaram às suas cidades com a tarefa de treinar mais servidores para atender pessoas com transtorno mental e oferecer tratamento fora de manicômios. Representantes de Embu das Artes também estão visitando as seis cidades para fortalecer o treinamento das equipes.

“Nós recebemos o pessoal dessas cidades dentro de um projeto ministerial que promove as boas práticas, mas nós também aprendemos imensamente com eles, vimos que precisávamos nos fortalecer. A indicação do nosso trabalho pelo Ministério da Saúde e a iniciativa em nos colocar nesse projeto fez toda a diferença para nossas práticas”, disse a coordenadora da Saúde Mental de Embu das Artes, Kátia Paiva, que estava bastante emocionada ao ver o salto de qualidade dado pelas cidades em seus atendimentos após a capacitação que recebeu a nota 9.2 na avaliação do Ministério da Saúde, após consulta às cidades envolvidas.

Ouça a prefeita de Torres – RS, Nílvia Pinto Pereira:

Ouça a coordenadora da Saúde Mental de Embu das Artes, Kátia Paiva: